Todo dia um agente do governo ataca os servidores públicos. Após o ministro Paulo Guedes chamar os servidores públicos de municípios, estados e da União de “PARASITAS”, um termo odioso que nos compara a vermes e doenças nocivas, o ministro da Educação, Abrham Weintraub, diz que os servidores são responsáveis pelos problemas que ocorrem nas famílias brasileiras, numa total falta de responsabilidade e de desinformação sobre a verdadeira razão dos problemas que assolam o núcleo familiar.
O SitraAM/RR, sindicato representativo dos servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região e da Justiça Federal do Amazonas, vem a público REPUDIAR de forma veemente os constantes ataques sofridos pelos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público por parte daqueles que seriam responsáveis pelo fortalecimento do Estado brasileiro.
São declarações irresponsáveis, mentirosas, que desrespeitam os entes federados e seus servidores, que sequer são de responsabilidade do governo federal, e pioram a situação quando expõem os servidores públicos federais como vilões da degeneração do Estado, colocando a população contra aqueles que estão ali para servi-la.
Atitudes irresponsáveis como a fala dos ministros parecem ser planejadas para esconder a irresponsabilidade do governo federal pela falta de investimento no atendimento ao cidadão, que faz voltar as filas da Previdência, do atendimento ao projetos sociais, do atendimento à saúde, que destroem a Justiça do Trabalho, que impendem o acesso da pessoa carente às instâncias judiciais e que bagunçam o processo de inclusão dos jovens na universidade.
Parasitismo é a expropriação do salário alheio como moeda de troca de um mandato. E isso os servidores não fazem. Trabalham dia após dia, pagam seus impostos, contribuem com o país prestando serviços que devem ser elogiados diante de cenário tão caótico de sucateamento do serviço público por falta de investimento.
O que destrói as relações familiares são acusações sem base na realidade, que fazem a sociedade enxergar os servidores como inimigos, com reflexos no seio familiar. O que suga o estado brasileiro é a irresponsabilidade de um ministro, que mesmo tendo sobre si acusações de desvio de recursos de pensão investigados pelo TCU, ainda tem a coragem de agredir e culpar o servidor pelos problemas causados por ele mesmo e sua sanha para entregar as riquezas do país.
A eles, nossa resposta será nas ruas e na luta pela defesa do trabalhador e do servidor público do Brasil.
SitraAM/RR – Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11º Região e da Justiça Federal do Amazonas.