Sede urbana
A sede administrativa do Sitraam está localizada na rua Visconde de Porto Alegre, 1.012, Praça 14 de Janeiro, um dos bairros mais tradicionais de Manaus e também próxima à sede do TRT11, onde fica boa parte de sua base, que desde 2016 também abrange os servidores da Justiça Federal no Amazonas.
O local onde são todas as decisões sobre as lutas em prol da categoria dos servidores públicos do Judiciário é uma grande conquista de todos, e prova contundente do legado de trabalho da entidade ao longo de sua existência. Afinal, foram necessários anos de luta intensa de várias administrações até que se juntasse o recurso necessário à compra e adaptação do imóvel.
Segundo Helder Vieira, ex-presidente e ex-diretor de comunicação do Sitraam, o sonho de uma sede própria digna dos servidores começou a ser acalentado em 2001, mas foi somente em 2005 que a entidade conseguiu os recursos necessário para a compra do prédio, que ainda precisaria passar por uma grande reforma para atender as necessidades dos associados.
“Quando eu assumi a presidência, a sede não tinha uma estrutura adequada e ficava distante da base, o que onerava os gastos dos diretores e funcionários com transporte. Nos mudamos para um novo espaço alugado, mais próximo do TRT, que na época era o único órgão com filiados à entidade. A mudança, mesmo com o pagamento de aluguel, nos trouxe alguma economia, e foi assim que começamos a juntar os recursos que culminariam com a compra do novo imóvel, na Visconde”, relembra o hoje aposentado ex-diretor.
Após a aquisição do prédio, era hora então de buscar os recursos para a obra de reforma e adequação, o que não foi fácil e nem rápido. Com dificuldades, mas com muito trabalho, a gestão da ex-presidente Icleide Pereira, atual diretora administrativa e financeira, conseguiu, aos poucos, por em prática o plano da reforma e passaram-se seis anos até que o local estivesse em condições de funcionar como sede administrativa do Sitraam.
Foi em 2011, quando Luiz Cláudio Correa iniciava seu primeiro mantado à frente da entidade, que a tão sonhada sede própria tornou-se realidade. Auditório, área administrativa, copa, sala de diretoria e arquivo fazem parte da estrutura à disposição do servidor, mas, mesmo passado tanto tempo, ainda há projetos a serem concluídos, tendo em vista às crises econômicas e políticas que abalaram a arrecadação do sindicato, o que a atual gestão luta para mudar. Afinal, a sede é um patrimônio do servidor filiado e este merece ter o melhor a sua disposição.