Os coordenadores Fabiano dos Santos, José Aristeia, Roberto Policarpo e Roniel Andrade participaram de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, nesta terça (5).
A reunião aconteceu no mesmo dia em que Jair Bolsonaro e ministros entregaram três propostas de emenda constitucional (PEC’s) aos senadores. Elas representam a primeira parte de novo pacote de medidas elaboradas pela equipe econômica do governo e atacam de maneira nunca vista antes, o sistema de serviços públicos brasileiros.
As entidades foram unânimes quanto à urgente necessidade de desmontar a narrativa do governo de que o servidor público é o grande vilão para a economia do país.
O discurso esconde, na prática, o objetivo de privatizar todo tipo de serviço público disponível ao cidadão.
Para contrapor a narrativa oficial, é necessário criar novas estratégias de atuação junto à sociedade civil organizada com movimentos sociais e populares, no sentido de esclarecer, de forma incisiva, que a reforma administrativa não afetará somente o servidor público, mas a população como um todo. Ao privar o cidadão de acesso a esses serviços, as propostas atacam a cidadania.
No entendimento dos participantes o momento é de unicidade e luta para combater o discurso do governo de que as reformas são necessárias para provocar uma transformação no Estado. O que o governo pretende na verdade é o desmantelo do Estado brasileiro.
A reunião indicou a importância de novo modelo de estruturação da Frente Parlamentar Mista para atuar com maior rigor em defesa do serviço público e contra a PEC da reforma administrativa junto a sociedade e que envolverá todas as entidades representativas dos vários setores do serviço público.
Novas estratégias de defesa serão apresentadas na próxima reunião que acontece terça feira dia 12 de novembro.
Fenajufe