Dando prosseguimento à atuação em defesa da proposta de reestruturação da carreira junto às administrações dos órgãos do PJU, as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca se reuniram com o diretor-geral do Tribunal Superior do Trabalho, Gustavo Caribé nesta quinta-feira (1º de agosto). Acompanharam a reunião, Frederico dos Santos, assessor do DG e o assessor institucional da Fenajufe, Alexandre Marques.
O encontro faz parte da semana intensa de reuniões onde a Fenajufe dialoga com os agentes dos órgãos para reforçar que a proposta de reestruturação da carreira, protocolada pela Federação, vai muito além de um pedido de reajuste para a categoria. A movimentação visa apoio favorável à proposta na reunião do Fórum do CNJ que ocorrerá no dia 08/08.
As dirigentes reafirmaram que as premissas e diretrizes que constam na proposta contemplam todos os segmentos da categoria e buscam valorização de todos os cargos, correção salarial entre técnicos e analistas, reenquadramento de auxiliares e outros itens que estão sendo devidamente debatidos nos subgrupos do Fórum Permanente de Gestão e Carreira do CNJ, como o adicional de permanência; a regulamentação da polícia judicial; e a manutenção dos 13 padrões.
Nesse sentido, as coordenadoras solicitaram apoio do DG ao pleito da Federação, ressaltando que a construção da proposta se deu após longos anos de debates, tendo sido aprovada na Plenária de Belém em novembro de 2023 e ratificada na Plenária de Natal em maio deste ano.
Com a proximidade da reunião ordinária do Fórum de Carreira do CNJ, a Federação intensificou a atuação acerca do tema durante toda esta semana e buscou diálogo com vários representantes do Judiciário.
Mobilização Nacional
Ciente de que a unidade e mobilização dos(as) servidores(as) em defesa da reestruturação da carreira do PJU é fundamental, a Fenajufe convocou mobilização nacional para os dias 07 e 08. A deliberação foi retirada da reunião do Conselho Deliberativo de Entidades – CDE – ocorrida no mês de junho.
Para o dia 07 já estão confirmados atos em vários estados, sendo que alguns já deliberaram por paralisações nesta data. Em Brasília haverá panfletagens em todos os órgãos do Judiciário e do Ministério Público.
No dia 08 haverá ato no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na parte da manhã e à tarde, a mobilização será no Supremo Tribunal Federal. A programação está sendo construída para divulgação posterior.
Fenajufe