Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

PEC Emergencial (186/19) poderá ser votada no início dos trabalhos legislativos

Apresentada no dia 5 de novembro, a PEC Emergencial poderá ser votada no início dos trabalhos legislativos, foto: Reprodução

O Plenário do Senado Federal deve votar nos primeiros meses de 2020 o pacote de propostas apresentado pelo governo Jair Bolsonaro com o objetivo claro de desmonte do serviço público e do Estado brasileiro. O Plano composto pelas três proposições: Pec’s 186 (Emergencial), 187 (Fundos Públicos) e 188 (Pacto Federativo) apresentadas no final do ano tem previsão de votação até o primeiro semestre deste ano.

A PEC 186 propõe três mudanças estruturais nas finanças públicas, todas com impactos sobre os direitos dos servidores públicos. O texto substitutivo da PEC, chamada de “Emergencial” foi aprovado no dia 10 de dezembro de 2019, em sessão da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ).

Além de autorizar a redução de jornada com redução de salário e suspender todas as possibilidades de reajuste, concurso e progressão, a PEC veda que qualquer lei ou ato conceda ou autorize o pagamento, com efeito retroativo, de despesa com pessoal, qualquer que seja a natureza da parcela ou benefício.

Na ocasião foi aprovada a realização de duas audiências públicas para debater o texto, com previsão para acontecer em fevereiro tão logo se reinicie os trabalhos legislativos.

O relator, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), é favorável à proposta. Em seu relatório fez algumas alterações, no entanto, manteve a previsão de corte de até 25% da jornada e do salário de servidores públicos.

Diante disso, a Fenajufe orienta os sindicatos a mobilizarem suas bases, para tentar agendar reuniões com os senadores em seus estados buscando votos favoráveis a não aprovação da PEC. A ordem é fazer pressão em seus endereços, aeroportos, gabinetes e onde seja possível contato.

Veja lista dos senadores em suas bases:

Relator: Senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS) – PR

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA – CCJ

Eduardo Braga (MDB) – AM

*Fernando Bezerra Coelho (MDB) – PE

Mecias de Jesus (REPUBLICANOS) – RR

*Marcio Bittar (MDB) – AC

Jader Barbalho (MDB) – PA

*Dário Berger (MDB) – SC

Esperidião Amin (PP) – SC

*Luis Carlos Heinze (PP) – RS

Antonio Anastasia (PSDB) – MG

*José Serra (PSDB) – SP

*Lasier Martins (PODEMOS) – RS

Major Olimpio (PSL) – SP

*Randolfe Rodrigues (REDE) – RR

*Acir Gurgacz (PDT) – RO

Humberto Costa (PT) – PE

*Telmário Mota (PROS) – RR

*Paulo Paim (PT) – RS

*Sérgio Petecão (PSD) – AC

Arolde de Oliveira (PSD) – RJ

*Carlos Viana – (PSD) – MG

Rodrigo Pacheco (DEM) – MG

*Zequinha Marinho (PSC) – PA

*Marcos Rogério (DEM) – RO

Jorginho Mello (PL) – SC

Obs: Os nomes em asterisco são suplentes da CCJ.

Joana Darc, da Fenajufe