O Movimento a Serviço do Brasil, que organiza a campanha nacional em defesa do Serviço Público, ganhou destaque na coluna Painel da Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (28), Dia da Servidora e do Servidor Público.
A coluna enfatiza que o movimento se mobiliza contra as medidas do governo que atacam frontalmente os servidores, como a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a PEC Emergencial (186/19) – que, entre outros pontos, prevê redução da jornada e corte de até 25% nos salários dos servidores, suspensão de promoção e proibição de concursos.
O lançamento oficial da campanha acontecerá no dia 5 de novembro, mas, ainda hoje, o vídeo-manifesto do 28 de outubro será lançado com divulgação pela Fenajufe e demais entidades que compõem o movimento.
Na Folha, o coordenador de Imprensa e Comunicação da Fenajufe Isaac Lima afirmou que o objetivo da campanha é mostrar que categorias de funcionários públicos que deverão ser atingidas pela proposta de enxugamento são essenciais, ao contrário da mensagem difundida pelo governo e por entidades favoráveis às reformas.
O coordenador Isaac Lima também publicou artigo no portal Congresso em Foco neste Dia do Servidor.
Essas inserções na Folha de S.Paulo e também no Congresso em Foco fazem parte das ações sugeridas pelas entidades que organizam a campanha, uma vez que as propostas do governo têm forte apelo na grande imprensa, banqueiros e representantes do mercado financeiro.
Movimento a Serviço do Brasil
O pontapé inicial do movimento aconteceu na Reunião Ampliada da Fenajufe, no dia 22 de agosto, com a aprovação de uma campanha nacional junto a federações, confederaçãoes, associações e sindicatos. Já no dia 3 de setembro, a Fenajufe convidou, via ofício, diversas entidades se juntar à nova empreitada.
A partir, daí as entidades criaram uma Frente de Defesa do Serviço Público e um Grupo de Trabalho com os coordenadores de comunicação para definição das ações e escolha da agência para a realização da campanha.
Após a escolha da empresa responsável (In Press Oficina), uma série de reuniões semanais foram realizadas para definição das fases que vão abranger, desde a preparação dos materiais até o envolvimento pelas vias digitais, comunicação interna com os servidores, relacionamento com a imprensa e mídia off-line.
O lançamento oficial do movimento será no dia 5 de novembro com uma coletiva de imprensa para detalhes das atividades.
A campanha é coordenada nacionalmente pelo Movimento a Serviço do Brasil, resultado do trabalho em conjunto da Fenajufe, Fenajud, Fenafisco, Fenamp/Ansemp, Fenassojaf, Serjusmig, Sindifisco/MS, Sindissetima/CE, Sindjufe PA/AP, Sindjufe/MS, Sindjus/RS, Sindjustiça/GO, Sindsemp/MG, Sinjap/AP, Sinjus/MG, Sinjusto/TO, Sintaj/PB, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sitraam/ AM, Sitraemg/MG, Aojustra, Associação dos Servidores do MPRJ e Assojaf/MG.
Vamos à luta!
Fenajufe