O ex-deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF), dirigente da Fenajufe, afirmou que o governo Lula irá sancionar, nesta quarta-feira (11), o reajuste salarial para servidores do Judiciário e do Ministério Público da União. A recomposição alcança também as trabalhadoras e trabalhadores dos Tribunais Regionais do Trabalho, incluindo o TRT11.
“Em contato com o governo federal, recebi a informação de que os PLs 2441 e 2442/2022, que tratam da recomposição salarial dos servidores do PJU e MPU, serão sancionados pelo presidente Lula nesta quarta (11/01) e publicados no Diário Oficial no dia seguinte (12/01)”, escreveu o ex-parlamentar e uma rede social.
A previsão coincide com o prazo final para o presidente Lula (PT) sancionar ou vetar os projetos de lei: 11 de janeiro. Essa data é definida pela atual legislação brasileira e considera que amanhã completa 15 dias úteis desde a aprovação do reajuste salarial no Congresso Nacional.
Os projetos aprovados pelo Senado e pela Câmara dos Deputados preveem uma recomposição salarial em três parcelas: 6% a partir de fevereiro de 2023; 6% em fevereiro de 2024; e 6,13% em fevereiro de 2025.
A recomposição salarial veio após uma luta de mais de um ano por parte de entidade sindicais. O SitraAM/RR, a Fenajufe e outros sindicatos fizeram pressão nas ruas e em articulações com parlamentares em Brasília (DF) para que os projetos fossem apresentados e votados.
“Embora o valor aprovado não reponha totalmente as nossas perdas salariais dos últimos anos, entendemos esse momento como uma vitória da nossa classe, porque foi fruto de muita luta diária nas redes, nas ruas e em articulações. O objetivo agora é seguir na luta para recuperar todas as nossas perdas”, afirmou o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa.
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado