Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe e Sindicatos fortalecem luta em defesa do serviço público e reforçam calendário de mobilizações para o mês março

A Direção Executiva da Fenajufe realizou, neste sábado (7), Reunião Ampliada com os sindicatos de base no Naoum Hotel, em Brasília, com objetivo de organizar a luta nacionalmente – tendo em vista o trabalho no Congresso Nacional para combater a agenda de destruição de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

Na pauta, os informes da Federação; informes dos Sindicatos; discussão do Plano Mais Brasil; reforma administrativa; MP 905; estratégias políticas e jurídicas de combate à EC 103/2019 (Reforma da Previdência) e mobilizações previstas para este mês.

Representando a Fenajufe, participaram as coordenadoras Elcimara Souza, Juscileide Kliemaschewsk e Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel, Costa Neto, Cristiano Moreita, Edson Borowski, Engelberg Belém, Erlon Sampaio, Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Isaac Lima, José Aristeia, Leopoldo de Lima, Luís Cláudio, Thiago Duarte, Ramiro López, Roberto Policarpo, Ranulfo Filho e Roniel Andrade.

Enviaram representantes os sindicatos: Sindjus-AL, Sindjufe-BA, Sintrajufe-CE, Sindissétima-CE, Sindjus-DF, Sinpojufes-ES, Sinjufego-GO, Sintrajufe-MA, Sitraemg-MG, Sindijufe-MT,Sindjufe-MS, Sintrajuf-PE, Sindjuf-PA/AP, Sindjuf-PB, Sintrajufe-PI, Sintrajufe-RS, Sintrajurn-RN, Sisejufe-RJ, Sintrajud-SP, Sindiquinze-SP, Sindjufe-TO, Sinjutra-PR e Sindjuf-SE.

Na abertura dos trabalhos, compuseram a mesa a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Costa Neto (substituído pelo coordenador Engelberg Belém) e Fabiano dos Santos. 

Em seguida,  a análise de conjuntura com foco no Plano Mais Brasil (PECs 186, 187 e 188/19); reforma administrativa, a MP 905 (Carteira Verde e Amarela), EC 95 e cenário de ataques do governo foi realizada pelo advogado do Sintrajud/SP e membro da Comissão Jurídica da Fenajufe, César Lignelli; pela advogada integrante da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD – Tânia Oliveira e também pelo consultor, assessor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e de entidades sindicais de servidores públicos, Vladimir Nepomuceno – que disponibilizou a apresentação (Acesse AQUI).

As palestras foram transmitidas ao vivo na página da Fenajufe no Facebook (Acesse AQUI).

Os trabalhos da tarde foram retomados com os informes da Federação e dos Sindicatos. Na composição da mesa, os coordenadores Cristiano Moreira, Leopoldo de Lima, Ramiro López e Roniel Andrade (substituido pelo coordenador Ranulfo Filho). Mais uma vez, as participações reforçaram a importância do trabalho conjunto de toda a categoria no Congresso Nacional e nas bases com foco nas atividades de março – Dia Internacional da Mulher (8M), 14 de março (dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco) e 18 de março – 18M – Dia Nacional de Greve do Serviço Público.

Resolução aprovada 

A Fenajufe é contra a reforma administrativa em sua totalidade e convoca a categoria a participar ativamente das mobilizações para derrotá-la em conjunto com os demais servidores(as).

No correr da luta, devemos nos valer de todos os instrumentos possíveis para inviabilizar a perda de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Fotos: Joana Darc Melo