A Fenajufe divulgou nesta – quarta-feira (23), a programação do Encontro Nacional de Pretas e Pretos.
O evento vai trazer discussões como a representatividade de negras e negros na sociedade brasileira, paridade nos órgãos do PJU, a questão racial na atuação sindical, dentre outros temas que serão debatidos.
Debates das questões de gênero e raça sempre estiveram presentes nas pautas da Federação como plenárias e congressos, sendo que este tema foi discutido pela última vez no 2º Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial no Judiciário Federal e MPU, ocorrido em 2014 na cidade do Rio de Janeiro.
A realização do encontro de Pretas e Pretos é deliberação do XI Congrejufe realizado em abril deste ano em Alexânia/GO. Na ocasião foi criada a Coordenação de Combate às Opressões que tem como base de atuação o resgate de pautas transversais e da paridade de gênero e de raça no meio sindical.
A comissão de organização é composta pela coordenadora Sandra Dias, e pelos coordenadores Luiz Cláudio Correa e Jaílson Lage.
Confira a programação
26/11– Sábado
9h00 – Abertura pela comissão organizadora
Sandra Cristina Dias – Coordenadora Geral
Jaílson da Silva Lage – Coordenador de Formação Política e Sindical
Luiz Cláudio dos Santos Correa – Coordenador de Combate às Opressões
9h30 -Mesa 1. Negritude e Poder: o que esperar dos poderes Legislativo e Executivo após as eleições de 2022?
Palestrantes:
Patrícia Ramos – Professora da rede estadual em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/ MG, constrói o Movimento de Mulheres em Luta (MML) filiado à Central Sindical e Popular CSP-Conlutas.
Bruna Rodrigues – vereadora ( Pcdo B/RS seu mandato tem como base a luta antirracista, pelos direitos das mulheres, juventude e pelo movimento popular comunitário;membra da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR), vice-líder do PCdoB na Câmara e integrante da bancada negra.
Tainá de Paula – Vereadora pelo PT/RJ, Arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Artur Miranda – membro da Operativa Nacional da Coalização Negra Por Direitos, diretor executivo do Laboratório de Periferias (PerifaLAB)
10h50 – Perguntas e intervenções pelos participantes
11h20 – Respostas dos palestrantes
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa 2. Negritude nas Ruas: qual(ais) pauta(s) organizam a nossa luta?
Walmir Júnior – Coordenador Estadual do MNU (Movimento Negro Unificado) no Rio de Janeiro, historiador e especialista em Juventude, mestrando em Ciências da Sustentabilidade (PUC-Rio).
Rosana Fernandes – Secretária Adjunta de Combate ao Racismo da CUT, dirigente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, militante do movimento Feminista e entirracista.
João Paulo JP – Unegro, direção nacional CTB, Fasubra sindical
Wellingta Macêdo – Jornalista, Educadora Social e faz parte do Quilombo Raça e Classe
15h20 – Perguntas e Intervenções pelos participantes
15h30 – Respostas dos palestrantes
27/11 (Domingo)
9h -Mesa 3. Enegrecendo a Fenajufe: desafios da auto-organização dos pretos e pretas no movimento dos(as) trabalhadores(as) do judiciário – limitações, experiências e tarefas
Sandra Cristina Dias – Coordenadora Geral
Jaílson da Silva Lage – Coordenador de Formação Política e Sindical
Luiz Cláudio dos Santos Correa – Coordenador de Combate às Opressões
Patrícia Fernanda dos Santos – militante antirracista, representante do coletivo de Negras e Negros da Justiça Federal
11h – Perguntas e Intervenções pelos participantes
11h30 – Respostas dos palestrantes
12h – Intervalo para almoço
14h00 – Apresentação de propostas a serem encaminhadas à Diretoria Executiva da Fenajufe
17h – Encerramento
Fenajufe