Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participou do 1º dia do Encontro LGBT+ promovido pela Fenajufe

Foi realizado, neste fim de semana o 1º Encontro LGBT+ da Fenajufe. Em formato híbrido, evento registrou a participação expressiva entre representantes de sindicatos, palestrantes e comissão organizadora.

Presencial, participaram as coordenadoras Lucena Pacheco, Luciana Carneiro, Denise Márcia e os coordenadores Fabiano dos Santos e Jaílson Laje. Por videoconferência, participaram os coordenadores Manoel Gérson e Luiz Cláudio Correa, presidente do SitraAM/RR.

No sábado (8), primeiro dia do evento, o tema “políticas afirmativas e direitos das pessoas LGBT+”, permeou os debates. Para este primeiro encontro, a Federação trouxe as palestrantes Lucci Laporta, ativista transfeminista, Dalcira Ferrão, psicóloga especializada em atendimento à população LGBT+, Sara Wagner professora pedagoga e ativista LBGTI+, Dayana Brunetto, coordenadora geral de promoção dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e Gab Van, articulador político-social e coordenador da “Marcha do Orgulho Trans” do Rio de Janeiro.

Os palestrantes trouxeram a realidade e desafios dos vários segmentos, invariavelmente marcados pela dor do preconceito e da discriminação por quais passam no dia a dia. Em suas falas reafirmaram a importância das pessoas LGBT+ ocuparem os espaços do mundo do trabalho, acadêmicos, sociais e da necessidade urgente da efetivação das políticas públicas que os façam existir de fato.

Em todas as manifestações expostas, o ponto em comum citado por todos e todes foram as várias formas de violência que mata uma pessoa LGBT+ a cada 34 horas no País. O diagnóstico faz o Brasil ocupar esse ranking vergonhoso há 13 anos.

O primeiro encontro LGBTI+ da Federação mostrou vivências, dores e principalmente a luta incessante das pessoas LGBT+ para exercerem o direito à vida. Terem respeito, dignidade e visibilidade como seres humanos ou simplesmente viver é o apelo de todas e todes.

Sobre o tema, Luci Laporta afirmou que a classe trabalhadora é formada por pessoas negras, mulheres, pessoas é preciso entender que a luta contra a exploração da classe trabalhadora esteja atrelada a luta contra as opressões. “Quando a gente luta pela classe trabalhadora é preciso fazer essa heteronormatividade”.

Roda de conversa

Na parte da tarde de sábado (8), a organização do evento realizou uma roda de conversa com o tema, “A realidade dos LGBTs+ no Mundo do Trabalho”. A atividade foi conduzida pela jornalista e LGBT+ da Fenajufe Joana Darc Melo e o assessor de assuntos institucionais da Federação e assessor do Sindiquinze/ SP , Alexandre Marques, também assumidamente homossexual.

A jornalista ressaltou a importância das entidades sindicais serem exemplo nas pautas LGBT+ começando pelos próprios funcionários, oferecendo oportunidades iguais para todes. “Nós não temos que esperar o dia 28 de junho, que é o dia do Orgulho LGBT+, devemos combater a discriminação e o preconceito todos os dias”.

O assessor chamou a atenção para os desafios da população LGBT+ e ressaltou que mesmo com os avanços, ainda existe muito preconceito e discriminação contra pessoas LGBTs e pontuou a violência como fator invisibilizador da população.

Os participantes assistiram um vídeo com histórias impactantes sobre a realidade dos LGBTs+ no mundo do trabalho. A partir disso, os participantes contribuíram com suas falas, ideias e reivindicações apontando a mesma direção: a unidade no enfrentamento ao preconceito, a luta contra à LGBTIA+fobia e o fortalecimento da pauta pelas entidades sindicais.

O domingo (9), segundo dia do encontro, trouxe propostas apresentadas pelos participantes dos sindicatos.

Inédito, o encontro oportunizou discussões de grande relevância não apenas para a categoria, mas também para a sociedade como um todo. Importante ressaltar a satisfação de todas e todes ao final deste evento que consideraram um “divisor de águas” na bandeira de lutas da Fenajufe. As e os participantes retornarão aos seus estados de origem com a certeza de que a pauta LGBTQI+ será ponto garantido nos espaços de discussões permanentes da categoria.

Com informações da Fenajufe