Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Servidores encerram Jornada de luta com ato no Ministério da Economia e Senado Federal

Foi encerrada nesta quinta-feira (31), a jornada de luta chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais – (Fonasefe) – pela recomposição salarial em 19,99%. Desde o dia 29 servidores de diversas categorias de todo país realizam manifestações em Brasília e também nos estados.

O coordenador Erlon Sampaio e dirigentes dos sindicatos ainda presentes na Capital federal Sisejufe/RJ, Sindjuf/PAAP e Sintrajufe/RS participaram das atividades.

No ministério da Economia os manifestantes mais uma vez exigiram resposta concreta do governo quanto à pauta de reivindicações. Protocolada no mês de janeiro o documento tem como eixo principal a recomposição salarial de 19,99%, mas também pede revogação da EC95, e arquivamento da reforma administrativa (PEC 32).

Erlon Sampaio falou pela Fenajufe e alertou que o País vive um cenário de aumento do neofascismo e ataques à democracia e ao serviço público. O coordenador celebrou, ainda, a luta dos servidores.

Assista:

Servidores da área da educação fizeram pressão em frente ao Senado Federal. De lá fizeram falas de repúdio e indignação à conduta do ex-ministro Milton Ribeiro. O ex-ministro entregou o cargo após ter vídeo vazado onde evidencia esquema de corrupção no órgão ministerial.

A expectativa dos manifestante era acompanhar as explicações de Ribeiro que falaria à Comissão de Educação do Senado mas no entanto, não compareceu à Casa legislativa.

Após várias tentativas de diálogo com o governo, as categorias endureceram o discurso e não aceitaram negativa como resposta. O processo de construção da greve unificada está se desenvolvendo em todo país.

Algumas categorias já se encontram ou estão em estado de greve como servidores do INSS, do Banco Central e da receita federal. A expectativa é que haja adesão das demais a qualquer momento.

Ainda assim, não há nenhuma abertura para negociação por parte do governo que responde com silêncio e desrespeito o pleito legítimo das categorias.

Fenajufe