Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe se reúne com assessor do Ministério da Gestão em busca de apoio às pautas do Judiciário

Em busca do apoio do Executivo nas pautas importantes para as servidoras e servidores do PJU e MPU, a Fenajufe se reuniu, nesta quarta-feira (28), com assessor especial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso Jr. O assessor foi anunciado pela ministra Esther Dweck no comando da Secretaria de Gestão de Pessoas – que reúne cerca de 200 órgãos e entidades e 1,3 milhão de servidores públicos.

Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, além da assessora técnica Vera Miranda e da presidenta do Sisejufe/RJ, Eunice Barbosa; o encontro foi articulado pelo Sindicato que convidou a Federação.

O encontro de hoje teve importância fundamental tendo em vista que os servidores do PJU e MPU são os únicos que precisam negociar com os três Poderes da República para aprovarem os projetos de interesse da categoria. Dessa forma, na avaliação das coordenadoras, a reunião foi considerada estratégica.

No início da reunião, as diretoras explicaram a estrutura da carreira do Judiciário e MPU, dos cargos de auxiliar, técnico e analista – das especialidades, do percentual que cada cargo ocupa na carreira e como estão distribuídos nas áreas de atuação. Além disso, mencionaram que o debate tem sido feito por dentro, tanto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto no Ministério Público.

A Fenajufe apontou, ainda, a necessidade da compreensão pelo Executivo do funcionamento do Judiciário para o apoio na construção de uma carreira sólida que chegue à população com excelência e também valorize quem presta esse serviço.

Confira o informe das coordenadoras sobre a reunião na manhã de hoje: AQUI

NS

No início do encontro, a Fenajufe relembrou a conquista do nível superior para os técnicos do PJU com a publicação da Lei nº 14.456/22, fruto de muita luta da Federação e dos Sindicatos em 2022. No dia 15 de junho, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.338/DF — que contesta o NS para os técnicos do PJU. Relator, o ministro apontou “ilegitimidade ativa” da associação nacional que ajuizou a ação.

MPU

Com relação ao NS para os servidores do Ministério Público da União, as dirigentes ressaltaram a importância da derrubada dos vetos parciais ao PL 2969/22 que tratam do nível superior e da não absorção dos quintos. O projeto foi aprovado no Congresso Nacional no dia 3 de maio; no entanto, a Lei 14.591/23 foi sancionada no dia 25 de maio com veto aos artigos 2º e 3º que tratam dos temas (Veto nº 10/2023).

Quintos

As diretoras falaram sobre o PL 2342/22 que foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 10 de maio com emendas articuladas pela Federação – apensado a ele está o PL 683/23, que dispõe sobre a criação cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal do CNJ:

● a primeira emenda impede a absorção dos quintos e décimos incorporados pelos servidores entre 1998 e 2001 nas parcelas de recomposição salarial parcial;

● a segunda emenda trata da legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça;

● já a terceira transforma para técnicos o adicional de qualificação por diploma (de ensino superior) em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI);

● e a última reconhece a essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

Polícia Judicial

A Fenajufe também tratou do PL 2447/22 e a necessidade da incorporação de emendas para regulamentação da polícia judicial, uma vez que o projeto aborda pontos específicos e não da regulamentação da polícia como um todo. O PL está na Comissão de Administração e Serviço Público aguardando o parecer do relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG).

Licença para desempenho de mandato classista

Sobre a licença para mandato classista, as diretoras destacaram que é importante a manutenção do dirigente na folha de pagamento. Como está hoje, com o ônus para as entidades, a remuneração do sindicalista deixou de ser paga pelo órgão, um prejuízo para os sindicatos, em especial aqueles com menos filiados.

José Celso lembrou da discussão hoje no governo sobre a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no País para garantir o direito de negociação coletiva para as entidades sindicais, sindicalização e a liberação para mandato classista.

Teletrabalho/Trabalho híbrido

Outro tema importante tratado pela Federação foi com relação ao teletrabalho. As diretoras defenderam o trabalho híbrido devido ao sofrimento e adoecimento dos servidores em decorrência de assédio moral e institucional que ocorre no Poder Judiciário. A Fenajufe salientou que o mote para o próximo período será tratar da qualidade de vida no trabalho.

Portas abertas

O assessor se colocou à disposição da Federação e abriu as portas da secretaria para novas reuniões com a Fenajufe e pontuou que muitos temas são de interesse geral dos servidores públicos, como por exemplo o teletrabalho e o assédio. José Celso é especialista em carreira e tem diversos trabalhos sobre o tema. Ele também participou do curso de formação de lideranças promovido em 2021 pela Fenajufe e também do último encontro de analista da Federação, em dezembro de 2022.

Leia mais: Abertura do encontro nacional de analistas debate carreiras públicas e perspectivas para os servidores no governo Lula

Assista:

Fenajufe