Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe participa de audiência com o DG do STF para tratar do anteprojeto de lei de reestruturação da carreira do PJU

A Fenajufe foi recebida pelo diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Silva Toledo, na última quinta-feira (25). A reunião foi marcada pelo STF para discutir o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU), protocolado no órgão pela Federação, mês passado. Durante a reunião, a Federação também confirmou que o reajuste do auxílio-alimentação e da assistência pré-escolar deve ser oficializado nos próximos dias, por meio de portaria conjunta.

Estiveram presentes na reunião as coordenadoras plantonistas Lucena Pacheco e Soraia Marca, junto com Valter Nogueira do Sisejufe/RJ. Pelo STF, também participou a assessora-chefe da pasta de Apoio à Governança e Conformidade, Fernanda do Valle.

Na ocasião, a Federação entregou a pauta nacional de reivindicações da categoria, com destaque para a política salarial, incluindo a antecipação da terceira parcela da recomposição salarial de 2025 para este ano, com os argumentos necessários que demonstram claramente que o pagamento pode ser acomodado no orçamento deste ano. E falando em orçamento, a Federação também solicitou:

“Um estudo detalhado do Orçamento de Pessoal do Poder Judiciário, projeções para os próximos anos, e “alternativas de incremento orçamentário diante dos limites impostos pela Lei Complementar n° 200 de 2023 e pela Lei n° 173/2020. O objetivo é criar uma proposta de Política Salarial e alternativas de valorização dos cargos da Carreira’.

Após a entrega do documento, a Fenajufe detalhou o anteprojeto de lei, ressaltando que a proposta resulta de intensos debates entre as trabalhadoras e os trabalhadores do PJU, culminando na aprovação unânime na XXIII Plenária Nacional da Fenajufe em 11 de novembro de 2023, unificando a categoria em torno da proposta que busca a reestruturação e valorização da carreira.

O projeto é muito significativo, pois a última reestruturação da carreira ocorreu em 2006, com a Lei 11.416/2006, há quase 20 anos. Diante desse cenário, torna-se necessário e urgente atualizar as políticas e diretrizes para atender às demandas dos(as) trabalhadores(as) que contribuem diariamente para um Judiciário forte e essencial à sociedade.

Além das questões remuneratórias, causadas pelas perdas salariais que ultrapassam 30% nos últimos seis anos, o anteprojeto aborda a valorização da carreira, incluindo o plano de cargos e salários.

O diretor-geral mencionou que o STF pode contribuir com a pauta a partir do Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, criado pela Portaria nº 119/2020 do CNJ, que tem o propósito de debater questões relacionadas à carreira. A Fenajujfe concordou, reforçando que participação mais ativa do órgão nas discussões do fórum será fundamental para o avanço do debate.

Por fim, além de apresentar as principais diretrizes do anteprojeto e defender a valorização da carreira, a Fenajufe ressaltou a importância da publicação da portaria conjunta dos tribunais sobre o reajuste do auxílio-alimentação e da assistência pré-escolar. E conforme adiantado pela Fenajufe no início desta semana, o DG confirmou que a portaria está programada para ser publicada até o final deste mês.

Para a Fenajufe, a reunião foi produtiva e representa um avanço na reestruturação e valorização da carreira. O próximo passo é aprofundar as discussões do anteprojeto no fórum de carreira e continuar a articulação com os demais ramos do Poder Judiciário para uma análise ágil e objetiva da proposta. Confira mais detalhes no informe gravado pelas coordenadoras plantonistas: AQUI

Leia mais:

Articulação política da Fenajufe na Lei de Diretrizes Orçamentárias pode garantir reajuste acima da inflação nos benefícios dos servidores

Fenajufe protocola minuta de projeto de lei para reestruturação da carreira dos servidores do PJU

Resoluções: delegados e delegadas reafirmam unidade e aprovam proposta unitária sobre carreira

Fenajufe