Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Entidades sindicais realizam atos pelo Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados

Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, celebramos o Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados, bem como os 101 anos da Previdência Social no Brasil. Em todo o país, as centrais sindicais e outras entidades organizaram atos públicos, incluindo Brasília, em prol da valorização dos trabalhadores aposentados.

Na capital federal, ocorreu a “1ª Marcha dos Aposentados ao Palácio do Planalto”, promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte. O ato reuniu centenas de pessoas com o objetivo de pressionar o governo por reajustes salariais destinados aos servidores aposentados e pensionistas, além de outras pautas de interesse do segmento.

Foto: Graziela Almeida| Condsef

Na ocasião, as entidades do funcionalismo reiteraram a luta pelo fim da contribuição previdenciária dos aposentados, um tema discutido no Congresso Nacional por meio da PEC 555, que tramita por lá desde 2006. A Fenajufe tem articulado politicamente nos últimos anos pela aprovação da proposta, mas, apesar de todos os esforços, os servidores aposentados não têm sido prioridade para os congressistas.

Portanto, a Federação continua os trabalhos junto aos órgãos competentes para resolver a questão e colocar fim nesta injustiça. Afinal, a demanda é crucial para assegurar dignidade e estabilidade financeira aos servidores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do país e que, agora mais do que nunca, nesse período da vida precisam de mais segurança orçamentária.

Além disso, o segmento também luta pela integralidade das aposentadorias e pela recomposição da remuneração dos servidores, garantindo equiparação salarial entre ativos, aposentados e pensionistas.

É importante relembrar que hoje, a Previdência Social completa 101 anos, e vale ressaltar que, apesar dos avanços históricos nas últimas décadas, a reforma da Previdência aprovada pelo governo Bolsonaro representa um retrocesso para a classe trabalhadora brasileira. Portanto, é crucial ampliar a discussão visando a revogação dessa reforma e aprimorar e fortalecer ainda mais o sistema previdenciário do país. Para se ter ideia, o Brasil é o único país do mundo onde os aposentados e os pensionistas contribuem com a Previdência.

Por fim, a Fenajufe parabeniza os servidores aposentados, especialmente os do Poder Judiciário da União (PJU) e do Ministério Público (MPU), e reafirma o compromisso contínuo de defender os direitos e lutar por dignidade, respeito e qualidade de vida desse segmento que desempenha papel fundamental na luta da categoria.

Leia mais sobre o tema:

PEC 555: Fenajufe participa de reunião pelo fim da contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas
Fenajufe busca apoio no Ministério da Previdência Social para aprovação das PECs em defesa das aposentadorias e pensões
PEC 555/06: Fenajufe participa de audiência pública em São Paulo e defende aprovação
Em reunião com Mosap, Fenajufe defende retomada da tramitação da PEC 555/2006

Fenajufe