Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em live, servidores públicos do Amazonas apontam impactos da PEC 32 na vida de ativos e aposentados

Enquanto servidores públicos de todas as áreas lutam para manter o atendimento às necessidades da população, em meios ao caos da pandemia de Covid-19, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) aproveita o momento para desestabilizar e atacar a categoria com uma proposta de “Reforma Administrativa” (PEC32) que, na verdade, só retira direitos dos trabalhadores tanto da ativa quanto os já aposentados.

Esse foi o tema central do ato público virtual realizado na manhã desta quarta-feira (24), em live no Facebook, por servidores e servidoras publicas representantes de entidades em âmbito federal, estadual e municipal que compõe o Fórum em Defesa do Serviço Público do Estado do Amazona.

O evento teve a mediação da professora Gleice Oliveira, do Coletivo Mulheres da Educação, e do também professor e servidor da Justiça do Trabalho, Luiz Cláudio Correa, presidente do SitraAM/RR. Ao abrir o ato, ele agradeceu a todos os que tornaram possível a mobilização virtual e chamou a atenção para o momento crítico que vive a categoria dos servidores e toda a sociedade.

“Estamos aqui para denunciar o descaso do governo com os servidores, justamente os que estão na linha de frente do combate à pandemia, seja na saúde, na educação, na segurança pública, fiscalização e demais setores públicos dos quais a população depende”, ressaltou Luiz Cláudio, lembrando que, em muitos casos, esse servidor trabalha de forma precária, sem um mínimo de suporte básico. “E o que ganhamos com isso? Apenas a perseguição do governo e suas contrarreformas”, frisou.

Em suas intervenções, os palestrantes destacaram, entre outros tópicos, que a Reforma Administrativa visa a submissão do Estado brasileiro à iniciativa privada, pois, ao enfraquecer o serviço público e os direitos dos servidores, é mais fácil para quem está no poder colocar em seus locais de espaço pessoas mais ‘alinhadas’ aos seus interesses e aos interesses do capital.

Também foi reforçado no debate à necessidade vacina para todos, contra a Covid-19, e auxílio emergencial digno para todos que precisam.

Você pode conferir, na íntegra, a participação de todos eles, acessando a página do SitraAM/RR no Facebook, neste link.