Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Café dos aposentados e pensionistas reúne mais de 200 participantes no auditório do TRT11

O café dos aposentados e pensionistas reuniu, na manhã desta sexta-feira (15), mais de duzentos participantes no auditório do TRT11, em Manaus. O encontro, promovido pelo SitraAM/RR, em parceria com o regional, foi marcado pela confraternização entre colegas de longa data, por anúncios na área de saúde e pela oferta de exame gratuito de creatinina.

Esta é a segunda edição do evento desde o fim da pandemia de covid-19, quando a programação anual com aposentados e pensionistas foi suspensa para evitar aglomerações. O encontro desta manhã contou com a presença do presidente do sindicato, Luiz Cláudio Corrêa; da vice, Elsa Maria Braga; do diretor do Núcleo de Aposentados, Edmilson Marinho; da diretora de Administração, Icleide dos Santos; e do presidente do TRT11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva.

“Ficamos muito separados, uns viajando, outros em tratamento, mas esse é um dia único. Vamos todos aproveitar tudo o que nos vai ser oferecido. Teremos a oportunidade de fazer exame, de conhecer o novo plano de saúde, então aproveitem”, disse Edmilson Marinho, durante a abertura do encontro.

O ponto alto do evento foi a apresentação do novo plano de saúde vencedor da licitação aberta pelo tribunal, e que contou com o acompanhamento do sindicato. A empresa escolhida foi a Blue Saúde, que substituirá o atual plano Unimed Fama, alvo de críticas por parte de servidores ativos e aposentados.

A explicação foi apresentada pelo diretor da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucas Prado, e pela juíza auxiliar da presidência do TRT11, Carolina Lacerda. O representante da empresa Wilker Monteiro também esteve presente.

O principal destaque é o fato de o novo plano ter preço unitário de R$ 791,66, ou seja, independente da faixa etária do servidor ou de dependentes diretos, este será o valor pago por mês. A mudança atende, principalmente, trabalhadores da ativa com maior idade e aposentados, que podem precisar de auxílio médico com maior frequência. O serviço também permitirá agregados, incluindo sobrinhos, tios, pais, noras e genros, pelo valor unitário de R$ 836.

Além disso, o novo plano não terá coparticipação, ou seja, necessidade de pagamento parcial por atendimentos ou exames, e será de abrangência nacional. Há hospitais credenciados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e no Amazonas. Neste último, alguns parceiros são o Hospital Adventista, Hospital Santa Júlia, Check-Up, Beneficente Portuguesa e o laboratório Sabin Diagnóstico e Saúde. Em estados onde não houver rede credenciada, o plano reembolsará custos em atendimentos privados.

Servidores que querem mudar para o plano e já utilizá-lo em abril precisam fazer a migração até o dia 25 de março. A alteração garantirá que não haverá carência para novas adesões. Já quem preferir permanecer na Unimed Fama, cujo contrato expira em abril, pode aderir ao novo Blue Med até 30 de abril, com início da vigência em 1º de maio, também sem carência.

Ainda durante o café, a assistente social do TRT11, Érica Silva Meneses, apresentou o projeto Longevida, lançado pela Seção de Saúde da Corte em 2022, voltado para promover qualidade de vida e bem-estar dos aposentados. Ela convidou todos a se inscreverem e participarem das atividades do programa, que incluem encontros periódicos sobre saúde mental, direitos sociais, educação financeira e mais.

Descontração

Nas diferentes mesas dispostas pelo auditório do TRT11, a cena mais comum era de muita conversa, risadas e descontração. Servidores aposentados puderam voltar ao prédio do tribunal, onde se dedicaram por tanto tempo, e ainda rever amigos de longa data.

Foi o caso da aposentada Lucileide Franccino, 75, que aproveitou a manhã para rever colegas e matar a saudade do tempo em que trabalhou na Seção de Saúde do tribunal como atendente do consultório bucal.

“O evento foi muito bem organizado, o café estava maravilhoso e as informações que foram apresentadas foram muito boas também. A melhor parte foi rever todo mundo. Me aposentei em 2018”, conta ela.

O sentimento é o mesmo para o técnico judiciário Antônio José Oliveira da Silva, 63, que se aposentou em 2022. Embora seja aposentado há apenas dois anos, ele conta que já estava com saudade dos colegas. Foi o que o motivou a sair do sítio onde mora para participar do café.

“É uma oportunidade muito bacana. Acho que o sindicato e o tribunal deveriam promover mais encontros como esses, porque é muito bom ver todo mundo. Estão todos de parabéns”, acrescentou o aposentado.

Texto e fotos: Ascom/SitraAM-RR