Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Unidade, resistência e avanços: 12º Congrejufe reforça o protagonismo da categoria na luta por direitos

Realizado entre os dias 26 de abril e 1º de maio, em Foz do Iguaçu (PR), o 12º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe) reuniu cerca de 600 participantes de todo o país, entre delegados, observadores e lideranças sindicais do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. Com o tema “Do encontro das águas à força das cataratas: unidade, carreira e justiça social: pela valorização da categoria e essencialidade das servidoras e servidores”, o evento teve como foco central a construção coletiva de estratégias para o fortalecimento da categoria frente aos desafios do atual cenário político e econômico.

Representando o SitraAM/RR, estiveram presentes o presidente Luiz Cláudio Correa, a vice-presidente, Eusa Braga; o diretor do núcleo dos aposentados, Edimilson Marinho; e a diretora do núcleo dos oficiais, Janete Belchior. Para a direção do sindicato, a participação foi fundamental para consolidar articulações e posicionar os servidores da Região Norte no centro dos debates nacionais.

“O Congrejufe não é apenas um espaço de deliberações, mas um reencontro de forças que movem a nossa luta coletiva. Em cada fala, proposta ou homenagem, reafirmamos o papel essencial da nossa categoria para o funcionamento da Justiça e para a defesa de um serviço público inclusivo e acessível. O SitraAM/RR tem orgulho de integrar esse movimento que resiste, propõe e transforma”, afirmou o presidente Luiz Cláudio Correa.

Conjuntura, organização e diversidade em pauta

Desde a abertura, no sábado (27), o evento destacou temas centrais como a defesa da democracia, valorização das carreiras, combate às reformas neoliberais e a importância da unidade para enfrentar os retrocessos que afetam o funcionalismo público. O primeiro painel discutiu a conjuntura nacional e internacional, com ênfase nos impactos da reforma administrativa e nas tentativas de desmonte dos direitos trabalhistas.

No domingo, o foco foi o balanço da gestão da 11ª Diretoria Executiva, com exposições das assessorias jurídica, parlamentar e técnica. A atuação da Fenajufe foi considerada positiva, com conquistas como o reajuste salarial, a manutenção de direitos e a consolidação da paridade de gênero na diretoria. No mesmo dia, o congresso promoveu um momento de grande emoção com as mesas sobre opressões estruturais, que trouxeram relatos potentes sobre racismo, LGBTQIA+fobia, capacitismo e saúde mental no ambiente de trabalho.

O debate sobre organização sindical também mobilizou o plenário na última segunda-feira (29), com participações de representantes internacionais do Uruguai, Argentina e entidades brasileiras como CUT, CTB, CSP-Conlutas e pesquisadores da Unicamp. A precarização do mundo do trabalho, a urgência da regulamentação da Convenção 151 da OIT e a necessidade de renovação das estruturas sindicais foram destaques das falas.

Deliberações, resoluções e plano de lutas

Ao longo dos últimos dias, o congresso apreciou e aprovou diversas propostas de resoluções, moções e alterações estatutárias. Entre os avanços mais relevantes estão:

• Aprovação da paridade de gênero e da representação mínima de 30% de pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas na composição da diretoria e outras instâncias;
• Inclusão de mínimo de 10% de pessoas LGBTQIAPN+ e 10% de pessoas com deficiência, sempre que possível;
• Criação da coordenação de seguridade social;
• Flexão de gênero em todo o texto estatutário da Fenajufe.

Também foi aprovado por unanimidade o calendário de lutas para o próximo período, com destaque para mobilizações em maio e junho, assembleias nos estados e indicativo de greve nacional pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) com recursos garantidos na LOA de 2026.

Outro momento simbólico foi a homenagem aos fundadores da Fenajufe e à conquista do primeiro PCS, em 1996, marco da consolidação da carreira no Judiciário e MPU. Já a prestação de contas da gestão anterior foi aprovada por unanimidade, reforçando o compromisso da Federação com a transparência e a responsabilidade sindical.

Encerramento e próxima etapa

O evento foi encerrado na madrugada de 1º de maio com a eleição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenajufe para o triênio 2025–2028. A posse ocorreu logo após a apuração, marcando o início de uma nova gestão.

A cidade de Belo Horizonte (MG) foi eleita como sede da próxima Plenária Nacional da Fenajufe, prevista para 2026. Até lá, a nova diretoria assume o compromisso de manter viva a força das águas que movem a categoria, com mais unidade, estratégia e resistência.

Ascom/SitraAM-RR
Com informações da Fenajufe