No mês em que se celebra o Dia do Servidor Público, o SitraAM/RR está preparando, para o próximo dia 24 de outubro, uma grande festa alusiva à data, e também em comemoração aos 36 anos do sindicato. Todos os filiados e filiadas (ativos, aposentados e pensionistas) estão convidados a partir do evento, que acontecerá a partir das 20h, no Sesi Clube do Trabalhador — Av. Cosme Ferreira, 7399, bairro São José I.
“Será um momento de alegria, de reencontro e também de celebração da nossa história, da nossa luta, resistência e conquistas. Nessas mais de três décadas, o nosso sindicato tem sido a voz e a força dos servidores da Justiça do Trabalho e Justiça Federal no Amazonas e em Roraima”, comenta a vice-presidente do sindicato, Eusa Braga.
Ela destaca que todas as conquistas dos servidores passaram pela luta sindical e, por isso, é importante celebrar e defender a atuação do SitraAM/RR. “O sindicato garantiu avanços importantes para todos nós, como as melhorias salariais, o fortalecimento da categoria e a luta por um serviço público cada vez mais justo e mais adequado a ser prestado para a sociedade”, acrescenta.
A noite especial será marcada pelo tradicional jantar oferecido pelo sindicato aos participantes e familiares. O pré-show ficará a cargo do grupo Labutando Samba, enquanto o show principal será comandado pela banda Os Embaixadores, que tem um repertório variado de gêneros musicais.
Cada servidor poderá levar até dois convidados sem custo. É possível ultrapassar este número mediante aquisição de convite com a secretaria o SitraAM/RR. O valor é R$ 80 por pessoa.
História
O sindicato surgiu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, quando o servidor público conquistou a possibilidade da organização sindical. A constituição oficial da entidade se deu em 13 de fevereiro de 1989, em substituição à então Associação de Servidores da Justiça do Trabalho (Astra), durante assembleia realizada na Casa do Trabalhador, na Rua Marcílio Dias, no Centro de Manaus. Nascia então o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª, com a abrangência no Amazonas e Roraima, cuja sigla passou a ser Sitra-AM/RR.
O primeiro presidente do sindicato foi o servidor Eugênio da Silva Souza, mas também passaram pela presidência da entidade os servidores Helder Vieira, Icleide Pereira dos Santos, Luiz Claudio dos Santos Corrêa e Edmilson Marinho de Araújo, alguns com mais de um mandato consecutivo.
Identificado com a luta dos trabalhadores e de movimentos sociais, o Sitraam (forma como a sigla se tornou mais conhecida) participou ativamente das conquistas dos planos de carreira I, II, III, IV, assim como da lei 12774/2016, vigência salarial atual.
No ano de 2016, passou a representar também os servidores da Justiça Federal no Amazonas, visto que a luta da classe por reconhecimento, melhorias e preservação de seus direitos é a mesma.
Ascom/SitraAM-RR
Foto: Freepik