Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Servidores do MPU organizam ato pela igualdade de direitos nesta quarta-feira (17)

Nesta quarta-feira (17), a Fenajufe se somará ao ato em defesa da simetria de direitos entre os servidores e servidoras do Ministério Público da União (MPU) e do Poder Judiciário da União (PJU), que será realizado a partir das 14h, em frente à Procuradoria-Geral da República (PGR). A mobilização — organizada por uma comissão de servidores do MPU com apoio da Comissão Pró-Fenajufe DF — reivindica reajuste salarial e adicional de qualificação (ou benefício equivalente) nos mesmos moldes dos servidores do Judiciário Federal.

O pleito tem como base a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que aprovou a recomposição salarial de 25,97% para os servidores do Judiciário, a ser paga em três parcelas de 8% a partir de julho de 2026, de forma cumulativa. Soma-se a isso o envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei nº 3.084/2025, que trata do Adicional de Qualificação (AQ) no âmbito do Judiciário Federal, alterando a Lei nº 11.416/2006 e reforçando a valorização da carreira do PJU.

Enquanto o Judiciário terá reajuste de quase 26%, o MPU tem previsão orçamentária de apenas 5,25% em janeiro de 2026. Na semana passada, a Fenajufe encaminhou ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, alertando que a histórica simetria entre MPU e Judiciário está em risco, já que os índices de recomposição previstos não são equivalentes e solciitou uma audiência para tratar do tema.

SERVIÇO:

Data: quarta-feira – 17 de setembro
Horário: 14h
Local: Procuradoria-Geral da República – SAF Sul, quadra 4 Conjunto C Bloco B

Leia mais:

Fenajufe solicita audiência com o PGR para tratar da recomposição salarial dos servidores

Fenajufe