A Fenajufe marcou presença na reunião semanal da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público nesta segunda-feira (18). Participaram as coordenadoras Soraia Marca e Luciana Carneiro. Da base, o Sindjufe/MS.
A reunião tratou especificamente sobre a nova proposta de reforma administrativa. As entidades estão em alerta diante da falta de clareza sobre o texto elaborado pelo grupo de trabalho após 45 dias de movimentação acerca do tema e que até o momento não foi apresentado, oficialmente, pelo coordenador do GT, deputado Pedro Paulo (PSD/RJ).
A especulação era de que o texto fosse lido na semana passada, no entanto, informações de bastidores indicam que ao contrário disso, o deputado vai apresentar apenas os principais pontos para alguns partidos políticos e depois irá entregar as propostas que foram discutidas no GT ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB).
O assessor legislativo Vladimir Nepomuceno acredita que “os proponentes da reforma não pretendem expor a proposta ao debate, porque querem evitar ao máximo possíveis alterações no texto”; ou “negociar o mínimo possível de alteração sem mexer no que consideram mais importante”. Segundo ele, é uma forma de encaminhar para votação e aprovação, se possível, ainda este ano, tanto na Câmara quanto no Senado.
Caso as informações se confirmem, a expectativa conjuntural é que na última semana do mês de agosto ou na primeira de setembro, Hugo Mota indique a relatoria da proposta para que a matéria avance no Congresso Nacional imediatamente, considerando que o mandatário da Câmara já afirmou que vai trabalhar pela reforma Administrativa e deixar como legado de sua gestão.
Foi feito apelo para que as entidades se esforcem o máximo possível e intensifiquem as mobilizações e atuações políticas para barrar a nova reforma, já chamada de “PEC 32 de roupa nova.”
A Fenajufe reforça a convocatória enviada na última semana aos sindicatos de base, para que se somem às outras entidades do funcionalismo nas abordagens aos parlamentares no aeroporto de Brasília no desembarque e nos embarques regionais. Na capital federal a ação acontece toda terça feira entre 8 e 10 horas da manhã com atuação no parlamento na parte da tarde e às quartas-feiras durante todo o dia.
Leia mais:
Fenajufe