Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Reunião da Frente do Serviço Público orienta fortalecimento da mobilização nos estados

A Fenajufe participou nesta segunda-feira (15) da reunião da Frente do Serviço Público em conjunto com as entidades do funcionalismo. Na pauta, a luta contra a reforma administrativa. As entidades destacaram a importância de fortalecer a mobilização junto aos parlamentares nos estados, em paralelo às atividades em Brasília, como os atos no aeroporto e o trabalho parlamentar no Congresso Nacional. Participaram pela Fenajufe as coordenadoras Soraia Marca e Luciana Carneiro.

Como de praxe, a reunião começou com uma análise da conjuntura política pelo assessor da Frente, Vladimir Nepomuceno. Ele alertou que existem muitas contradições em relação à nova reforma administrativa. Embora o coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), continue afirmando que não se trata da PEC 32, há grandes chances de a antiga proposta ser resgatada e apresentada como um dos instrumentos legislativos que farão parte do pacote da nova reforma administrativa — que deve ser fatiada, como já adiantado anteriormente pelo deputado.

Vladimir reforçou a necessidade de intensificar o diálogo com parlamentares nos estados, em suas bases políticas. O momento é estratégico diante da proximidade das eleições de 2026. É preciso alertar servidoras e servidores e, principalmente, as comunidades mais vuneráveis que utilizam os serviços públicos — pois estes serão os mais prejudicados pela reforma.

Na reunião, a Fenajufe apresentou um panorama das ações que vem realizando nos estados e no Congresso Nacional, além de sugerir a convocação de um novo ato nacional com todas as entidades do funcionalismo público para intensificar o trabalho junto aos(às) parlamentares contra mais uma proposta de desmonte e destruição dos serviços públicos e de direitos sociais.

Por fim, ainda ficou definido que as comunicações das entidades que compõem a Frente irão atuar de forma conjunta, unificando esforços para intensificar a defesa do serviço público e dar mais alcance às mobilizações nas redes, como já ocorreu em 2021, na luta contra a PEC 32.

Fenajufe