A Fenajufe participou, no último dia (14), de reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar da reestruturação da carreira das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). A reunião foi convocada pelo conselheiro Guilherme Feliciano, coordenador do Fórum de Carreira do CNJ, com o objetivo de encontrar consenso entre as propostas apresentadas pela Federação e sindicato local.
Representando a Fenajufe, estiveram presentes as coordenadoras Soraia Marca, Denise Carneiro, Sandra Dias, Márcia Bueno e Paula Meniconi, além da assessora técnica Vera Miranda. O assessor do conselheiro, Lucas Delgado, também participou da reunião, além de representantes do sindicato local.
Durante a reunião, houve o consenso entre a maioria dos pontos apresentados. Todavia, a tabela remuneratória, principal ponto de divergência entre as entidades, não foi analisada e será debatida na próxima reunião que se realizará no dia 28/05. Finalizados os trabalhos, o texto será enviado para prosseguimento no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Fenajufe defende a manutenção dos 13 padrões de carreira atuais e se opõe à proposta do sindicato de ampliar para 20 padrões condicionados à avaliação de desempenho, por excluir aposentados e comprometer a valorização equitativa da categoria. A Federação também critica o aumento escalonado da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) de 140% para 200%, defendendo, em contraposição, sua incorporação gradual ao vencimento básico (VB).
Por fim, a Federação destaca seu compromisso em continuar lutando pelas premissas do anteprojeto de reestruturação da carreira aprovado na plenária de Belém e ratificadas na plenária de Natal e no 12º Congrejufe, realizado entre os dias 26 de abril e 1º de maio deste ano.
Leia mais:
Fenajufe