A defesa da valorização do cargo de oficial de justiça foi o foco da participação do SitraAM/RR no 16º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf), realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo. O evento, que reuniu representantes de todo o país, discutiu os desafios atuais da profissão e apontou caminhos para o fortalecimento da categoria no cenário nacional.
O SitraAM/RR foi representado pela vice-presidenta do sindicato e coordenadora da Fenajufe, Eusa Braga, pelos diretores do núcleo de oficiais de justiça, Janete Belchior e Roberson Silva, pelo diretor jurídico, Ernani Mafra, e pelo diretor de formação política, Gilmar Vasconcelos. Também integraram a delegação os oficiais de justiça da base Marcelo Oliveira, da Justiça Federal, e Aglair Neves e Neila Borges, da Justiça do Trabalho.
Com o tema “Oficial de Justiça: agente de inteligência e de cidadania”, o Conojaf 2025 promoveu discussões fundamentais para o reconhecimento e a valorização do cargo. Entre os destaques da programação estiveram os debates sobre inteligência processual, segurança e risco na atividade, impactos da inteligência artificial, saúde mental dos oficiais e perspectivas sobre aposentadoria e representatividade.
Um dos avanços desta edição foi a adoção de uma programação com caráter científico, o que possibilita a contagem das horas do evento para fins de Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores participantes. Reconhecendo a importância dessa formação continuada, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) apoiou a participação de três oficiais de justiça no congresso, reforçando a presença da Justiça do Trabalho da Região Norte no debate nacional.
Para Eusa Braga, a presença do Amazonas no congresso reafirma o compromisso do sindicato com a luta nacional da categoria. “Foram dias de muito aprendizado, trocas e fortalecimento da nossa luta coletiva. Seguimos firmes na defesa e valorização do nosso cargo, cada vez mais reconhecido como agente de inteligência e de cidadania”, afirmou a dirigente.
A atuação do SitraAM/RR no Conojaf reforça a importância do trabalho conjunto entre entidades representativas para enfrentar os desafios do cargo de oficial de justiça, que exige preparo técnico, sensibilidade social e condições adequadas de segurança e estrutura.
Ascom/SitraAM-RR