Criado para monitorar e deliberar estratégias de prevenção e combate ao novo Coronavírus (COVID-19), o Gabinete Permanente de Emergência do TRT11 foi oficialmente instalado na manhã desta quinta-feira (19), com a realização a sua primeira reunião, ocorrida no auditório da sede administrativa, na Praça 14. A desembargadora Joicilene Jerônimo Portela foi eleita coordenadora do grupo.
Durante o encontro, os membros do comitê apresentaram diversas situações envolvendo a rotina de trabalho dos diversos setores do órgão, como aquisição de insumos, trabalho remoto, teletrabalho e serviços essencialmente presenciais que não podem parar, deliberando sobre as possíveis providências a serem todas, bem como o funcionamento do gabinete durante o recesso do TRT11.
O presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Corrêa, que integra o gabinete, sugeriu a adoção da autodeclaração de doença para todos os servidores que se sentem doentes para afastamento médico, e informou que os atendimentos presenciais no sindicato já foram suspensos. Ele também indagou quais números são esperados para suspender totalmente o expediente. “Precisamos saber quais os serviços essenciais e quais dados são esperados para suspender totalmente o expediente”, comentou Corrêa.
Entre as deliberações aprovadas, ficou decidido que as próximas reuniões do comitê serão remotas, que o uso do álcool em gel nos espaços públicos do tribunal será permanente, que o gabinete deverá divulgar notas sobre as recomendações para o público interno em linguagem acessível e recomendação apenas do teletrabalho, com o registro interno de tarefas destinadas pelos gestores, em planos de trabalho, entre outras.