Em ofício encaminhado aos sindicatos de base, a Fenajufe solicita que as entidades reforcem apoio à manifestação expressa pela Federação em discordância com a proposta apresentada pelas administrações referente à data para implementação do Adicional de Qualificação (AQ) e ao reajuste linear dos servidores(as).
Na referida proposta, o texto indica o pagamento do adicional de qualificação, bem como o reajuste linear para julho de 2026, com um índice rebaixado àquele pactuado no Fórum de Carreira.
Além disso, em reunião com a Federação ainda no mês de maio, o ministro Barroso garantiu que a dotação orçamentária para implementação do AQ estaria assegurada para este ano ainda, bastando apenas a sanção do PL 3084/25 para implementar.
A Fenajufe reitera a defesa da proposta construída entre as entidades sindicais no Fórum de Carreiras (sendo 5% de reajuste no vencimento básico e a majoração da Gratificação Judiciária para 165% (vigência para 2026,) bem como o pagamento do AQ na forma contemplada no PL n° 3084/2025, como garantia mínima da recomposição salarial e reconhecimento dos serviços prestados pelas trabalhadoras e trabalhadores do PJU.
Nesse sentido, a Fenajufe solicita que os sindicatos de base oficiem o ministro Luís Roberto Barroso e o conselheiro Feliciano para rever o texto da proposta, além de reforçar a defesa pela conclusão do debate sobre a proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários com a reestruturação do ciclo de gestão e diminuição da diferença salarial intracargos.
A Fenajufe ressalta que os sindicatos podem e/ou devem seguir o modelo dos ofícios enviados pela Federação em anexo.
Plataforma digital
A Fenajufe disponibilizou nessa terça-feira (29), duas ferramentas de mobilização para fortalecer a luta pela valorização das servidoras e servidores do Judiciário Federal.
As plataformas de envio de emails contém duas cartas: a primeira, direcionada aos líderes partidários, solicita apoio ao Projeto de Lei nº 3084/2025, que trata da atualização do adicional de qualificação (AQ).
A segunda é endereçada aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e cobra que o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, apresente, impreterivelmente, à Fenajufe a minuta do projeto de reestruturação da carreira para que seja debatido com a categoria antes de ser enviado ao Congresso.
Leia mais:
Fenajufe