Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe orienta participação dos sindicatos na I Conferência Nacional Inteligência Artificial com Direitos Sociais

A Fenajufe encaminhou ofício aos sindicatos de base orientando-os a participarem da I Conferência Nacional Inteligência Artificial com Direitos Sociais. O evento será realizado no dia 3 de outubro, na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo/SP, com participação de entidades dos movimentos sindical e social e dos setores acadêmico e tecnológico. No documento enviado, no dia 13 de agosto, a Federação reforça a importância do tema e convoca a categoria a se engajar na luta pela garantia de direitos, diante dos impactos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho, em especial, no âmbito dos serviços públicos, com recorte no PJU e MPU.

Organizada pela Frente Inteligência Artificial com Direitos Sociais, a conferência tem como objetivos:

• Debater os impactos da IA no mercado de trabalho, especialmente em economias emergentes como o Brasil;
• Elaborar reivindicações que garantam proteção aos trabalhadores, participação nas decisões tecnológicas e distribuição justa dos ganhos de produtividade;
• Promover a soberania digital e de dados, com foco em infraestruturas públicas e tecnologias abertas;
• Discutir formas de reduzir o poder de mediação social das Big Techs e avançar na formulação de políticas de combate à desinformação;
• Além de criar um plano de ação e organização para pressionar por políticas públicas e regulatórias que mitiguem desigualdades.

A Fenajufe considera a conferência uma importante oportunidade de debate sobre os rumos que o Brasil deve adotar na regulamentação e implementação da IA, especialmente no que diz respeito à proteção dos direitos sociais e trabalhistas. Portanto, um espaço estratégico para que o movimento sindical e demais entidades da sociedade civil se organizem diante das profundas transformações já em curso no mundo do trabalho.

No ofício, a Fenajufe alerta, ainda, para o avanço acelerado da IA e sua incorporação em diversos setores da vida social e produtiva e os impactos nas relações de trabalho e na garantia de direitos da classe trabalhadora. Além disso, ressalta que, embora a IA carregue promessas de eficiência e inovação, em concreto, apresenta riscos substanciais quanto à forma de implantação e execução, as quais, ao menos por ora, estão sob o árbitro exclusivo das grandes corporações de tecnologia, as Big Techs.

Leia o ofício na integra AQUI.

A IA já é uma realidade no Judiciário brasileiro e demais setores produtivos. Diante desse cenário, a Federação reitera a importância da participação dos sindicatos na conferência e demais espaços de debate sobre o tema, bem como, a organização e mobilização permanentes, frente aos desafios trazidos pela inteligência artificial.

Saiba mais:

Programação da I Conferência Nacional IA com Direitos Sociais

Fenajufe