A atuação da Fenajufe no Congresso Nacional para pautar e aprovar o Projeto de Lei nº 3084/2025, que trata do adicional de qualificação (AQ) das servidoras e servidores do Judiciário Federal, segue firme! Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), a Federação dialogou com parlamentares e lideranças partidárias, na Câmara dos Deputados.
Coordenaram os trabalhos os diretores plantonistas da semana, Samanta Gazelli e Fábio Saboia, com participação da coordenadora Soraia Marca e do coordenador Aristeia. Também integraram a comitiva as representantes dos sindicatos de base, Lucena Pacheco (Sisejufe/RJ) e Marise Prudente (Sinje/CE). O assessor institucional Alexandre Marques prestou apoio às atividades.
Nessa terça-feira (26), a Fenajufe conversou com os deputados Leônidas Cristino e Mauro Filho (ambos do PDT-CE) e com o vice-líder do governo na Câmara, Alencar Santana (PT-SP). Alencar reforçou o compromisso já assumido anteriormente: apoiar o projeto e atuar para que ele seja discutido pelo Colégio de Líderes no momento oportuno. Com a expectativa de que o PL 3084/25 fosse analisado para inclusão na pauta do plenário, a Fenajufe acompanhou as movimentações da reunião do colegiado, mas, segundo a assessoria parlamentar da Fenajufe (Consillium), a discussão se concentrou apenas no projeto sobre a isenção do Imposto de Renda (IR).
Mesmo assim, a mobilização seguiu firme. Nesta quarta-feira (27), inclusive, a Fenajufe conversou com o líder do governo, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), e em seguida foi recebida pela assessoria da Liderança do Partido dos Trabalhadores. Na ocasião, reforçou a importância do PL 3084/25 e o pedido de atenção especial, já que a proposta beneficia mais de 100 mil servidores. A assessoria informou que acompanha o tema e estuda a melhor forma de encaminhamento.
O PL 3084/25 estabelece uma base de cálculo única e eleva os percentuais previstos nos artigos 14 e 15 da Lei nº 11.416/2006 — que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União — , sendo uma medida essencial de valorização para as servidoras e servidores do PJU.
Por fim, a Federação reforça que a união e mobilização dos servidores e servidoras neste momento são cruciais e orienta que os sindicatos de base intensifiquem o trabalho junto aos parlamentares de seus estados em defesa do projeto.
Saiba o que muda na prática com a aprovação e implementação do AQ:
Fenajufe