Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe inicia mobilização em 2026 pela derrubada do veto 45 e reestruturação da carreira

Dando início na atuação neste ano, a Federação e sindicatos de base realizaram ato em Brasília nesta última quarta-feira (4), em Brasília. As atividades ocorreram no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Estiveram presentes as coordenadoras Soraia Marca, Juliana Rick, Sandra Dias, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Arlene Barcelos, Maria José Olegário( Zecateca) e Kelma Lara além dos coordenadores, Edson Mouta, José Aristéia, Fábio Saboia, Júlio Daru, Manoel Gérson, Paulo Falcão e Davi Landau.

Enviaram representantes os sindicatos,Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sinpojufes/ES, SSinjufego/GO, Sintrajufe/PE, Sinjuspar/PR, Sindjufe/MS, Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sintrajud/SP, Sindijufe/MTSintrajusc/SC, Sisejufe/RJ, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, Sindjuf/ PAAP, Sindjuf/PB, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS.

Na parte da manhã, a movimentação ocorreu no Congresso Nacional onde a pauta foi a derrubada do veto parcial à lei de reajuste salarial da categoria, (Lei 15.293/2025), aprovada nas duas Casas Legislativas.

O texto que originou a normativa (PL 4750/25) previa reajuste salarial de 24% salarial aos servidores (as) do Judiciário Federal a ser pago em três parcelas de 8%, em julho de 2026, 2027 e 2028, no entanto, o governo federal vetou as parcelas referentes aos dois últimos anos.

O veto parcial nº 45/2025 alterou substancialmente a política de recomposição reduzindo a eficácia da lei e comprometendo o objetivo de preservar, minimamente, o poder aquisitivo dos servidores. A fenajufe destaca que a luta pelo restabelecimento do texto original da matéria e a consequente derrubada do veto será um dos pilares da atuação em 2026

Para além disso, a Federação conclama servidores (as)do Judiciário de todo o país a assinarem o abaixo-assinado pela derrubada do veto endereçado ao Congresso Nacional disponibilizado na página www.change.org. Para assinar basta acessar o link https://c.org/xfkSBVdrhj

Confira:

Reestruturação da carreira

No período da tarde, a mobilização seguiu para o Supremo Tribunal Federal. Na Suprema Corte, os (as)coordenadores (as) e representantes dos sindicatos de base cobraram o cumprimento do compromisso firmado entre a Federação para o encaminhamento do anteprojeto de reestruturação da carreira, estagnado desde 2025 naquele órgão.

Em meio ao ato, a Federação foi recebida pela diretora-geral, Desdêmona Tenório Arruda, para tratar do tema. Na ocasião, a DG informou que o Supremo irá estabelecer um cronograma de trabalho para tratar da reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), com a expectativa de apresentar uma minuta de texto em junho deste ano.

Fenajufe