A Fenajufe encaminhou, nesta terça-feira (2), ofício aos sindicatos de base convocando para as atividades contra a nova reforma administrativa, promovidas pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. A primeira ação será o Xtaço (antigo Twitter), marcado para hoje (2), às 19h. Além disso, a Federação chama representantes e caravanas para o Ato Nacional em Brasília, no dia 10 de setembro, com local e horário a serem confirmados.
O coordenador do grupo de trabalho (GT) que discute a proposta, deputado Pedro Paulo (PSD–RJ), deve apresentar o relatório final nos próximos dias. Por isso, a mobilização ganha ainda mais importância: é hora de servidores e servidoras se unirem e intensificarem a luta em defesa do serviço público e contra qualquer tentativa de retirada de direitos.
Desde a apresentação da PEC 32, em 2020, a chamada reforma administrativa paira como uma ameaça constante sobre toda a população brasileira. Sob o argumento de contenção de gastos, a proposta tem como essência a redução do Estado e, consequentemente, o enfraquecimento dos serviços públicos que chegam diretamente à sociedade — saúde, educação, segurança, saneamento básico, entre outros direitos fundamentais que precisam ser preservados.
Embora não tenha avançado na legislatura passada, suas propostas continuam vivas nos dicursos dos atores políticos que às defendem, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos – PB) e o deputado Pedro Paulo (PSD – RJ), coordenador do grupo de trabalho (GT) que discutiu a nova reforma no último mês. O relatório final dos trabalhos do GT ainda não foi apresentado formalmente, porém sinalizações, documentos preliminares e as audiências públicas realizadas já antecipam que o pior está por vir: uma proposta que não apenas retira direitos dos servidores, mas que atinge em cheio a população, especialmente a mais vulnerável.
Diante deste cenário, a Fenajufe reforça que a luta é coletiva e só a mobilização pode barrar esse retrocesso. Portanto, conclama, mais uma vez, aos sindicatos de base para intensificarem a pressão junto aos parlamentares de seus estados e a fortalecerem a mobilização contra o desmonte do serviço público e em defesa dos direitos conquistados. Participe do Xtaço e demais atividades! Seu engajamento é fundamental.
Confira o calendário de mobilização da Frente:
02/09 (terça-feira)
– 8h – Ato no Aeroporto de Brasília
– 17h – 66ª Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público
Plenário 8 | Anexo II | Câmara dos Deputados
Pauta: Estratégias de atuação | GT Reforma Administrativa
– 19h – Twittaço contra a Reforma Administrativa (online – X/Twitter)
03/09 (quarta-feira)
9h – Ato no Anexo II da Câmara dos Deputados
– 10/09 (quarta-feira)
Ato Nacional em Brasília contra a Reforma Administrativa
- Local e horário a definir
Leia o ofício na integra AQUI.
Fenajufe