A luta contra a reforma administrativa continua: a Fenajufe participou, nesta quarta-feira (15), da reunião semanal da Frente do Serviço Público, realizada na Câmara dos Deputados, junto às demais entidades representativas do funcionalismo. O foco principal foi a organização da Marcha Nacional do Serviço Público, marcada para o dia 29 de outubro, a partir das 9h, com concentração no Museu Nacional, em Brasília.
Representando a Fenajufe, participaram as coordenadoras Sandra Dias e Nélia Vânia Mattos, plantonistas da semana, além do coordenador José Aristeia e do assessor institucional Alexandre Marques.
A reunião foi aberta com uma saudação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que reforçou a importância da unidade das entidades representativas na mobilização contra a reforma. Ela também informou que, no mesmo dia 29, às 9h, será realizada uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia das Servidoras e Servidores Públicos, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, a Fenajufe reafirmou sua posição firme contra a reforma administrativa e comunicou que convocou seus 25 sindicatos filiados para participar da Marcha do Serviço Público. Estão previstas caravanas de todo o país para reforçar o ato em Brasília.
Reforma adminsitrativa
A grande mobilização integra a luta nacional das servidoras e servidores públicos contra a reforma administrativa — uma proposta que ameaça direitos históricos do funcionalismo e compromete garantias fundamentais para a prestação eficiente dos serviços à população. E, embora a leitura formal do relatório da reforma administrativa ainda não tenha ocorrido, já se sabe que o conteúdo trás exatamente o que o conjunto das entidades sindicais já vinham denunciando.
A proposta foi fatiada em três partes: um projeto de lei (PL), um projeto de lei complementar (PLP), ambos de autoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) e uma PEC, de autoria do deputado Zé Trovão, em conjunto com outros parlamentares. O grupo já iniciou a coleta das 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC, portanto, a mobilização tem como objetivo chamar a atenção de parlamentares e da sociedade para a gravidade dessa proposta e, consequentemente, impedir que essa PEC seja protocoloada.
Leia mais:
Fenajufe convoca sindicatos a Brasília no dia 29 contra a reforma administrativa
Fenajufe