A Fenajufe encaminhou ofício aos sindicatos de base, nesta segunda-feira (4), informando sobre a criação da Comissão de Carreira, conforme deliberação do 12º Congresso Nacional da Federação (Congrejufe), realizado em maio deste ano, em Foz do Iguaçu. A comissão será responsável por analisar propostas relativas às atribuições, remunerações e descrição dos cargos do Poder Judiciário da União (PJU).
Ainda, conforme a decisão congressual, o grupo será composto apenas pelos delegados e observadores autores das propostas e membros da Direção Executiva da Fenajufe. O grupo de trabalho contará também com o apoio da assessoria técnica da Federação.
Embora não tenham sido protocoladas propostas específicas sobre o tema de carreira no 12º Congrejufe, os delegados aprovaram a criação da comissão diante da relevância e urgência da pauta. Caberá ao grupo sistematizar os conteúdos apresentados, com base nos debates, e elaborar um relatório final.
Esse documento será discutido em um encontro específico sobre carreira, previsto para ocorrer ainda este ano, e posteriormente submetido à deliberação na próxima Plenária da Fenajufe, com expectativa de realização no primeiro semestre de 2026.
A mobilização em torno do tema se torna ainda mais necessária diante do atual cenário de debate sobre a reestruturação da carreira no Judiciário Federal. O fortalecimento da comissão é fundamental para garantir que as reivindicações da categoria avancem com unidade, legitimidade e foco na valorização profissional.
A primeira reunião do GT será realizada no dia 14 de agosto de 2025, em formato virtual, das 19h às 21h30. O link de acesso será enviado previamente.
ATENÇÃO: Os sindicatos devem entrar em contato com os seus filiados que constam como proponentes das propostas (lista está disponível no anexo da convocatória enviado por email a cada sindicato) e convocar para reunião.
Leia a convocatória e saiba mais AQUI.
Fenajufe