A vice-presidente do SitraAM/RR e coordenadora da Fenajufe, Eusa Braga, teve participação ativa em duas importantes articulações realizadas nesta semana, em Brasília, com o objetivo de fortalecer a luta pela valorização das servidoras e servidores do Judiciário Federal. As ações ocorreram no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Senado Federal, marcando mais um capítulo na mobilização da categoria por avanços concretos na carreira e melhores condições de trabalho.
Na quarta-feira (30/10), a dirigente integrou a comitiva da Fenajufe que se reuniu com o presidente do STF, ministro Edson Fachin. O encontro teve como pauta central a reestruturação das carreiras do Judiciário Federal. A Fenajufe destacou que a valorização dos servidores é fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado à população e a própria eficiência do Poder Judiciário.

“O ministro Fachin demonstrou sensibilidade e respeito à nossa pauta, compreendendo que a valorização dos servidores é também valorização da própria Justiça”, afirmou Eusa Braga. Segundo ela, a reunião representa um importante passo na estratégia de articulação institucional da Federação. “Seguiremos firmes no trabalho de diálogo com todas as instâncias do Judiciário e do Legislativo para garantir avanços concretos na carreira”, completou.
Além da agenda no STF, Eusa também participou da articulação da Fenajufe no Senado Federal, realizada na terça-feira (29/10), em defesa dos Projetos de Lei do Senado (PLS) 4750/2023 e 3084/2022, que tratam, respectivamente, da recomposição salarial e da criação da Polícia Judicial. Durante a atividade, os dirigentes visitaram os gabinetes de parlamentares para apresentar a importância da aprovação das matérias para a categoria.

“Estamos atuando em várias frentes para garantir não apenas a recomposição salarial, mas também o reconhecimento do papel fundamental que os servidores do Judiciário cumprem na estrutura do Estado brasileiro”, destacou a coordenadora da Fenajufe.
Um dos destaques da ação foi o encontro com o senador Omar Aziz (PSD-AM), representante do Amazonas no Senado, que se comprometeu não apenas a apoiar as reivindicações da categoria, mas também a assumir a relatoria do Projeto de Lei 4750/2023, que trata da recomposição salarial. Para Eusa, o diálogo com parlamentares da base é estratégico. “Fizemos questão de conversar diretamente com o senador Omar Aziz, apresentando as demandas dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas. O apoio da bancada do nosso estado é fundamental para avançarmos nas pautas que impactam diretamente a vida dos trabalhadores”, ressaltou.

As ações refletem o compromisso das entidades sindicais com a defesa de uma carreira valorizada, estruturada e capaz de oferecer melhores condições de trabalho e atendimento à população. “A luta pela reestruturação e valorização da nossa carreira é permanente e exige presença constante nos espaços de decisão política”, concluiu Eusa Braga.
Ascom/SitraAM-RR
Fotos: Fenajufe



