Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenajufe: SitraAM/RR conquista espaço na nova gestão com dois representantes eleitos

A madrugada do dia 1º de maio marcou o encerramento do 12º Congrejufe, realizado em Foz do Iguaçu (PR), com a posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenajufe para o triênio 2025–2028. O momento finalizou uma semana de intensos debates e deliberações em defesa do serviço público e da valorização das servidoras e servidores do Judiciário Federal e do MPU.

A eleição ocorreu na noite de terça-feira (30), com a participação de cinco chapas. A chapa Democracia e Luta foi a mais votada, recebendo 226 votos dos congressistas. Também participaram do pleito as chapas Luta Fenajufe (69 votos), Frente Ampla Pela Base (53 votos), Unidos por Justiça (30 votos) e Analistas por Voz (26 votos).

Nenhum voto branco ou nulo foi registrado.

A nova diretoria executiva da Fenajufe será composta por 16 titulares e 7 suplentes, com representações de diversos estados. Entre os nomes eleitos está o de Eusa Braga, vice-presidente do SitraAM/RR, que passa a integrar o grupo como coordenadora executiva.

É a primeira vez que ocupo um cargo na direção da Fenajufe. Agradeço a confiança dos colegas que contribuíram com minha eleição e reafirmo que estou com muita disposição para mobilizar os servidores e servidoras do Poder Judiciário da União. Vamos trabalhar para transformar o calendário de lutas e paralisações em ações concretas, com força real para avançarmos nas nossas pautas”, afirmou.

Além dela, o presidente do sindicato, Luiz Cláudio dos Santos Correa, também foi eleito, compondo agora o Conselho Fiscal da Fenajufe como membro titular. A presença de dois representantes do SitraAM/RR na nova gestão reforça o protagonismo da entidade sindical que representa o Amazonas e Roraima nas discussões nacionais do funcionalismo público.

Durante sua apresentação ao plenário, Luiz Cláudio destacou que a atuação do conselho deve ir além da conferência de números:

“A responsabilidade do Conselho é também política. Ele deve fornecer os elementos que permitam à diretoria executar a luta sindical com planejamento, responsabilidade e transparência. Não se trata de impor travas ou barreiras, mas de apontar caminhos viáveis a partir da realidade orçamentária que temos.”

A posse da nova diretoria ocorreu logo após a apuração dos votos, simbolizando um novo ciclo para a Federação. A expectativa é que a gestão 2025–2028 avance na implementação das resoluções aprovadas no congresso e aprofunde o diálogo com as bases, com mais representatividade e articulação nacional.

Ascom SitraAM/RR
Com informações da Fenajufe