Atendendo orientação da Assessoria do Supremo Tribunal Federal, a Fenajufe altera o local de realização do ato marcado para amanhã, quarta-feira (6). Antes marcado para ocorrer em frente ao STF às 15 horas, o ato foi transferido para o Conselho Nacional de Justiça, no mesmo horário.
A medida visa zelar pela segurança das servidoras e servidores, em decorrência das últimas decisões do STF, que levaram à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ciente de que a proteção aos servidores (as) deve ser preservada e garantida, a diretoria executiva da Fenajufe informa a alteração aos sindicatos de base e reafirma a importância da participação de todos no ato.
A Federação alerta, no entanto, que a pauta e o horário da atividade permanecem as mesmas ( 15h) e lembra que haverá transmissão ao vivo pelo youtube e pelo instagram da Fenajufe, basta acessar o link.
Importante destacar que a realização de manifestação político/sindical é um direito democrático garantido na Constituição Federal (CF 88).
Uma das principais reivindicações da categoria é o reajuste de 15,94% para a categoria, sendo 5% de reajuste no vencimento básico e majoração da Gratificação Judiciária para 165%, com vigência para 2026, conforme consensuado no Fórum de Carreira.
Além disso, as servidoras e (es) lutam pela inclusão de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 e pela definição do índice do reajuste salarial para o próximo ano, além de cobrar o compromisso com a reestruturação da carreira e a implantação imediata do adicional de qualificação (AQ), após aprovação.
Outro pleito é a inclusão de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2026, que façam frente aos dispêndios decorrentes do reajuste e do novo AQ. O prazo para encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso Nacional se encerra no dia 31 de agosto.
Fenajufe