A convite, a Fenajufe participou, nessa terça-feira (20), da reunião dos diretores-gerais dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Na ocasião, a Federação apresentou a proposta do Adicional de Qualificação (AQ), aprovada no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos servidores do PJU – coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, defendeu mais uma vez a reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU).
Participaram da reunião as coordenadoras Soraia Marca, Luciana Carneiro e Juliana Rick, os coordenadores José Aristeia e Júlio César Daru, e o assessor institucional Alexandre Marques.
A Federação também tratou de temas como o custeio do auxílio-saúde na Justiça do Trabalho; a carência de pessoal; a implementação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas e o combate ao assédio moral, dentre outros. Os diretores-gerais demonstraram interesse nas pautas e fizeram diversas perguntas durante a apresentação. Agora, a Fenajufe aguarda o posicionamento favorável dos TRTs em relação a manutenção do texto do AQ e às demais demandas apresentadas.
Adicional de qualificação e auxílio-nutrição
A Fenajufe destacou o trabalho coletivo realizado no fórum de carreira para construir a proposta do AQ e também solicitou o apoio dos TRTs à implementação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, como medida de segurança alimentar e reconhecimento aos(às) servidores(as).
Saiba mais na apresentação da coordenadora Soraia Marca:
Falta de pessoal e combate ao assédio
A Federação chamou atenção para a ausência de nomeações de novos servidores e sevidoras, mesmo com orçamento disponível na Justiça do Trabalho, e alertou que a carência de pessoal agrava as condições de trabalho e contribui diretamente para o aumento de casos de assédio moral e sobrecarga.
Saiba mais na fala da coordenadora Luciana Carneiro:
Orçamento e valorização
A Fenajufe defendeu ainda que as demandas dos servidores devem ser tratadas com a mesma prioridade orçamentária que as da magistratura. Reforçou ainda a importância de melhores condições de trabalho, valorização da carreira e mais qualidade de vida para os servidores.
Confira mais na apresentação da coordenadora Juliana Rick:
Auxílio-saúde
Antes de encerrar a apresentação, a Federação criticou os atos nº 16, 17 e 18 do CSJT, que fixaram o reembolso do auxílio-saúde em R\$ 546,00 para servidores, com regras que reduziram o alcance do benefício. A Fenajufe defende isonomia entre magistrados e servidores no custeio da assistência à saúde.
Veja mais na fala do coordenador José Aristeia:
Em todos os temas, a reestruturação da carreira foi o eixo central das pautas apresentadas, com foco na valorização dos servidores e servidoras do PJU. A Federação participou da reunião dos diretores-gerais dos TRT’s no ano passado, relembre:
Coleprecor envia ofício ao STF em apoio ao anteprojeto de reestruturação da carreira
Confira imagens: AQUI
Fenajufe