Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Abstenções frustram a categoria e contraproposta rebaixada vinda das administrações, de 8% no VB, é aprovada no Fórum de Carreira

O que era para ter sido comemoração, transformou-se em frustação para a categoria na manhã desta quarta-feira (9): com abstenções de duas coordenadoras da própria Fenajufe, saiu vitoriosa da assembleia do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a contraproposta das administrações de reajuste de 8% no Vencimento Básico (VB), a partir de 1º de julho de 2026.

Participaram da assembleia do Fórum as coordenadoras Soraia Marca, Denise Carneiro, Sandra Dias, Fernanda Lauria e Eliana Leocádia e o coordenador Alexandre Magnus, além da assessora técnica da Federação, Vera Miranda. Acompanharam a reunião em outra sala os(as) seguintes suplentes: Luciana Carneiro, Márcia Bueno, Nélia Vânia Rodrigues, Fábio Saboia e Júlio César Daru.

Confira o informe da Fenajufe após a reunião: AQUI

Das administrações, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho da Justiça Federal (CJF), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal Militar (STM) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

No início do encontro, após a apresentação da contraproposta pelas administrações, de 5% no VB, o coordenador do Fórum, conselheiro Guilherme Feliciano, explicou que havia, então, duas propostas sobre a mesa: sendo uma delas a proposta de consenso entre a Fenajufe e o Sindjus-DF — aprovada pelo Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE) no dia 25 de junho — de 5% no VB e 165% de Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) .

No momento da votação, as coordenadoras Soraia Marca, Sandra Dias, Fernanda Lauria e o coordenador Alexandre Magnus, juntamente com o Sindjus-DF, votaram pela proposta aprovada no CDE, de 5% no VB + 165% de GAJ; no entanto, as coordenadoras Denise Carneiro e Eliana Leocádia se abstiveram.

Com as abstenções, o placar ficou em 9×7 para as administrações. Cabe destacar, contudo, que o conselheiro Feliciano afirmou que, em caso de empate, o votaria com a Fenajufe e o Sindjus-DF — compromisso anteriormente firmado com as entidades.

Sem as abstenções, portanto, o pleito empataria entre as entidades sindicais e administrações, cabendo o voto de minerva ao conselheiro do CNJ.

Fenajufe