A Fenajufe participou, nesta terça-feira (21), da Assembleia Geral Ordinária do Instituto Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), realizada em Brasília. Com a presença expressiva de diversas entidades filiadas, o encontro elegeu a nova diretoria, além dos conselhos consultivo e fiscal, que atuarão no triênio 2025-2028. A Federação integra a nova composição, representada pela coordenadora Arlene Barcellos.
Durante a assembleia, as entidades também aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas e o planejamento orçamentário para 2026. Em seguida, a Comissão Eleitoral apresentou os critérios de participação, a composição da chapa e a nominata dos integrantes. A chapa única “União e Ação” foi eleita por unanimidade. A Fenajufe passa a ocupar a suplência no Conselho Consultivo do instituto.
O Conselho Consultivo é o órgão de assessoramento superior do Mosap e tem como atribuições se manifestar sobre temas de maior relevância, contribuir na definição de estratégias de ação, planejar atividades em conjunto com a Diretoria Executiva e as entidades filiadas, além de orientar a atuação política do instituto junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Fim da taxação nas aposentadorias e reforma administrativa
Ao final da assembleia, os representantes eleitos reforçaram o compromisso com a luta pelo fim do confisco em aposentadorias e pensões, destacando a importância do apensamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024 à PEC 555, que já conta com o apoio de mais de 300 parlamentares. Nesta quarta-feira (22), inclusive, o Instituto Mosap realizará o 19º Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas pelo Fim do Confisco, às 8h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Por fim, as entidades reiteraram a mobilização contra a reforma administrativa — comandada pelos deputados Hugo Motta (Republicanos–PB) e Pedro Paulo (PSD–RJ) — , por representar graves prejuízos aos aposentados, aposentadas e pensionistas do serviço público.
Fenajufe