Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe participa de ato em Brasília contra a PEC da blindagem e PL da anistia

A Fenajufe marcou presença, nesse domingo (21), em Brasília, no ato contra a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021) e contra o projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro (PL 2162/2023). Convocada pelos movimentos sindical e social, a mobilização teve caráter nacional e reuniu milhares de pessoas em todo o país — mesmo sem o apoio da grande mídia — , como uma resposta da sociedade às manobras políticas que ameaçam a democracia e atacam a justiça brasileira.

Em Brasília, participaram as coordenadoras Soraia Marca e Juliana Rick e os coordenadores José Aristeia e Manoel Gérson, além do assessor institucional Alexandre Marques. Da base, registro da participação do Sintrajuf/PE; Sindjus/AL; Sisejufe/RJ; Sindiquinze/SP; Sintrajud/SP; Sintrajufe/RS e Sintrajusc/SC. Juntos, eles se somaram às milhares de vozes que ocuparam as ruas em defesa da democracia, da justiça e da soberania nacional.

A PEC da Blindagem busca proteger os parlamentares, proibindo a instauração de processos criminais sem a autorização do Congresso Nacional e restringindo prisões em flagrante,. Na prática, abre brechas para a impunidade e facilita a corrupção. Já o projeto da anistia busca absolver os responsáveis pelo ataque ao Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro — uma proposta que fere a Constituição e a memória do povo brasileiro.

E a pressão deu resultado imediato: nesta segunda-feira (22), a imprensa noticiou que o relator da PEC da Blindagem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), anunciou que seu parecer será pela rejeição da proposta e que, por ele, não será apreciada no plenário. Já Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, recuou e afirmou à imprensa no dia de hoje que respeitará a decisão do Senado em relação as pautas polêmicas.

A mobilização mostrou, mais uma vez, que só a luta coletiva pode frear retrocessos e garantir o respeito à democracia. A Fenajufe segue firme nessa caminhada, lado a lado com a categoria e com o povo brasileiro.

Foto: Paulo Falcão

Fenajufe