Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participa de evento nacional em defesa das polícias judiciais

Atento à mobilização da categoria, o SitraAM/RR esteve presente no 3º Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontros de Gestores, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, em Vitória (ES). O encontro encerrou com a divulgação da Carta da Vitória, que reafirma o apoio integral aos projetos de resolução que tratam da categoria, atualmente em tramitação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O sindicato e os policiais judiciais do Amazonas e Roraima foram representados pelos delegados Fábio Coelho e Carlos Alberto Siqueira, filiado e diretor do SitraAM/RR, respectivamente. O evento, realizado pela AGEPOLJUS na sede do TRT17, reuniu cerca de 200 policiais judiciais e gestores de todo o país.

“O evento foi de suma importância para o crescimento da Policia Judicial, com debates e troca de experiências entre todos os policiais judiciais do Brasil, que atuam na segurança institucional do Poder Judiciário, como também para manter a identidade própria criada pela Policia Judicial”, afirma Fábio Coelho.

O congresso foi organizado em palestras para permitir o debate sobre temas essenciais ao funcionamento da polícia judicial. Dentre os temas discutidos, estão a Resolução do CNJ sobre segurança institucional, o histórico da Polícia Judicial, técnicas de investigação, desafios da segurança pública, limites da legítima defesa no uso de armas e o papel do CNJ no fortalecimento da categoria.

“Esperamos não somente dos tribunais, mas também do Governo um compromisso com a valorização da carreira e com a missão de garantir a segurança no âmbito do Poder Judiciário. De não tentar extinguir cargos, não realizar nomeações e não deixar de priorizar orçamento para reposição de quadros”, defende Coelho.

Carta da Vitória

O documento final do evento é endereçado ao presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e ao vice, ministro Edson Fachin. O texto, proclamado por aclamação, manifesta apoio integral aos projetos de Resolução do CNJ que tratam da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário e da Doutrina Técnico-Operacional da Polícia Judicial. O documento ressalta que a aprovação dessas medidas é prioridade urgente da categoria e representa vontade legítima dos policiais judiciais de todo o país.

Além disso, o texto enaltece a gestão inédita do Departamento Nacional de Polícia Judicial comandada por um policial do quadro e defende a indicação de uma policial judicial para sucedê-lo. Também reafirma o compromisso com a valorização da carreira e conclama todos os profissionais a se mobilizarem para garantir a aprovação das propostas e o fortalecimento da Polícia Judicial como política de Estado.

Ascom/SitraAM-RR