Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe reforça cobrança por equiparação do auxílio-alimentação no Judiciário

A Fenajufe segue mobilizada para garantir a equiparação do auxílio-alimentação dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) aos valores pagos aos servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Desde fevereiro, a Federação já havia obtido a sinalização do diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo, de que o reajuste do benefício no Judiciário teria como referência os valores praticados pelo Congresso. Com a recente majoração do auxílio-alimentação no Senado Federal para R$ 1.784,42 – o mesmo valor pago pelo TCU –, a Fenajufe reforçou a cobrança com novo ofício encaminhado ao STF no dia 6 de março.

Na reunião de fevereiro, Toledo reconheceu a reivindicação da categoria e informou que a lógica adotada pelo STF na última atualização do auxílio-alimentação foi a equiparação com os valores pagos pelo Congresso Nacional. Diante disso, a Federação se manteve atenta e, assim que o Senado anunciou o reajuste de 22,19%, cobrou formalmente a implementação da mesma atualização para os servidores do PJU.

No ofício encaminhado ao STF, a Fenajufe relembrou que já havia solicitado a revisão do benefício em novembro de 2024, com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, que permite sua majoração sem restrições. Além disso, enfatizou que o reajuste concedido pelo STF em fevereiro – de apenas 4,3%, elevando o auxílio para R$ 1.460,40 – foi insuficiente e ficou muito abaixo do que foi concedido no Legislativo.

A Federação seguirá acompanhando de perto o compromisso assumido pelo diretor-geral e cobrará o cumprimento da sinalização feita em fevereiro. A mobilização da categoria será fundamental para garantir que o pleito seja atendido. A Fenajufe reforça a necessidade de pressão constante sobre o STF e demais órgãos do Judiciário até que a equiparação do auxílio-alimentação seja efetivada.

Fenajufe