Carregando…

A escolha é sua. A luta é nossa.

Sindicalize-se

Defesa incondicional do servidor no Amazonas e em Roraima — SITRA-AM/RR.

Formulário em PDF

Prefere preencher em papel? Baixe a ficha oficial, imprima, assine e entregue na sede administrativa ou a um diretor social.

Baixar ficha de sindicalização (PDF)

Preencher online

Preencha os dados abaixo conforme o formulário oficial. Após o envio, entregue a documentação assinada na sede ou a um diretor social. Ou baixe o PDF para preencher em papel.

Identificação
Situação funcional
Contato

Seus dados serão utilizados exclusivamente para o processo de filiação ao Sitra-AM/RR.

649% de ganhos salariais em 6 anos

Conquistas fruto da organização e da luta da categoria — não de benevolência governamental.

Evolução salarial da categoria (Judiciário Federal)

Cargo / faixa 2002 2008
Analista — Inicial R$ 1.200,00 R$ 6.551,00
Analista — Final R$ 2.800,00 R$ 10.463,00
Técnico — Inicial R$ 730,00 R$ 3.993,00
Técnico — Final R$ 1.590,00 R$ 6.360,00
Auxiliar — Inicial SM R$ 1.987,00
Auxiliar — Final R$ 532,00 R$ 3.993,00

2008 — Seguranças e Oficiais: +35% (GAS/GAE)

Saiba mais sobre o sindicato

O que é o Sindicato?

O sindicato é uma associação livre para assegurar a defesa dos direitos dos trabalhadores e suas condições de vida e trabalho, previsto no Artigo 8º da CF. A luta sindical é o ponto de partida para a resistência contra os ataques às conquistas dos trabalhadores. Com o Sitra-AM/RR não é diferente: atuando desde 1991, sempre esteve presente nas lutas por melhorias salariais e de condições de trabalho da categoria e na manutenção dos direitos existentes.

Como surgiram os sindicatos?

Surgiram na Inglaterra, no século XIX, funcionando clandestinamente. Após muitas lutas, o Parlamento britânico revisou a proibição em 1852. Desde então se espalharam pelo mundo. No Brasil, surgiram com os imigrantes da Europa vindos para trabalhar nas fazendas de café. Em 1907, foi fundada a COB (Confederação Operária Brasileira), representando mais de 150 mil operários. Esse sindicalismo resistiu ao terror e à repressão do Estado Novo. A partir da CF de 1988, ficou garantido ao Servidor Público o direito à livre Associação Sindical.

Por que se sindicalizar?

Muita coisa está mudando no mundo do trabalho, mas a exploração do trabalhador continua crescendo. As novas tecnologias, técnicas gerenciais e o crescimento do capital financeiro exigem a precarização das relações de trabalho, com redução de direitos e superexploração dos trabalhadores. As alternativas de resistência são consciência e organização. Isolado, um trabalhador não tem condições de enfrentar as mazelas decorrentes dessa nova ordem imposta. Construir sindicatos fortes e democráticos é fundamental, e o ato de filiar-se é um passo rumo ao fortalecimento da categoria, garantindo estrutura independente e eficiente para a defesa dos direitos dos servidores.

Não me filiar é democrático?

Uma das maiores falácias é a de que a livre opção pela filiação ao sindicato é um ato democrático. Democracia pressupõe igualdade, e não há igualdade no gesto de não se filiar e apenas esperar que os demais lutem por uma conquista que atinge a todos. O trabalhador que se filia ao seu sindicato contribui financeiramente e politicamente para as suas conquistas. Quando faz greve pelos seus direitos arrisca-se às perseguições e punições. Quem não se filia não contribui para o alcance das conquistas e, em alguns casos, faz coro com as chefias para não correr o risco de ser punido — porém, no final, usufrui dos resultados da luta dos outros trabalhadores. Isso é democrático?

Quais as conquistas sindicais?

Durante o período FHC, diversos direitos foram extraídos do servidor. Para isso, o governo tratou primeiramente de atacar a imagem dos sindicatos, enfraquecendo-os. Hoje, pouco a pouco o trabalho das associações sindicais prova que as políticas públicas para o servidor sempre foram equivocadas. No Judiciário Federal não foi diferente. Graças à nossa intensa luta e ao apoio dos servidores que acreditaram e ousaram conosco, conseguimos diversas vitórias, e hoje o nosso padrão salarial é consolidado como uma conquista sindical.

Quais as próximas conquistas?

O Sitra-AM/RR está empenhado na luta pelo Plano de Carreira do Judiciário, pela adoção da jornada de seis horas de trabalho, pelo pagamento de horas extras na JT, pela criação do Adicional de Qualificação para os Técnicos Judiciários. Nas lutas gerais, defende o direito à livre negociação, o combate à terceirização, entre outros.

Como se sindicalizar?

Através do preenchimento da Ficha de Sindicalização e da entrega na Sede Administrativa ou a um de nossos diretores sociais. Com apenas 1% (um por cento) do seu vencimento básico você contribui para o funcionamento da estrutura independente do Sindicato, dos serviços oferecidos pelo Sitra-AM/RR — assistência jurídica, convênios, estrutura social — além de contribuir para as conquistas salariais.

Servidor do TRT da 11ª Região — AM/RR e Justiça Federal do Amazonas: sindicalize-se.