Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

2º dia de debates do Congrejufe traz balanço da gestão da 11ª Diretoria Executiva Fenajufe

O segundo dia de atividades do 12º Congrejufe, neste domingo (27), teve início com a leitura do regimento interno do congresso e das orientações para as inscrições de chapas para a Comissão Eleitoral, que fiscalizará o processo que elegerá a nova Diretoria Executiva da Fenajufe.

Após esse momento, aconteceu o debate sobre o tema “Remando juntos na mesma direção: avaliação da gestão e atuação da Fenajufe”. O objetivo do painel foi trazer um balanço pelas assessorias sobre a atuação da Federação em projetos e ações no Executivo, Legislativo e Judiciário.

Pela Assessoria Jurídica Nacional (Cezar Britto Advocacia), falaram a advogada Larissa Awwad e o advogado Cezar Britto. Larissa apresentou ao plenário o trabalho do escritório junto as entidades sindicais do Judiciário e demais segmentos do serviço público; por sua vez, Britto afirmou que os últimos três anos foram um período de trabalho intenso. “Nunca se peticionou tanto quanto nessa gestão, tanto nos tribunais como nos Conselhos”, enfatizou.

Já Carolina Marques, da assessoria parlamentar (Consillium) apresentou um pouco das ações da Fenajufe no que diz respeito aos projetos de interesse das servidoras e servidores no Congresso Nacional.

A assessora técnica da Fenajufe, Vera Miranda, destacou a luta pela valorização da carreira e a construção do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), que busca melhoria salarial e reconhecimento da categoria.

Já Vladimir Nepomuceno, também assessor técnico da Federação, explicou o passo a passo do orçamento e as diversas etapas que têm que ser vencidas para garantir o reajuste salarial.

Finalizando o painel, a usurpação do orçamento do judiciário pela magistratura, desta vez mencionada na fala do assessor institucional da Fenajufe, Alexandre Marques, foi alvo de críticas em plenário.

Navegando Juntos: balanço da gestão e atuação da Fenajufe pela Diretoria Executiva

Num segundo momento, a exposição do balanço foi realizada pelas coordenadoras e coordenadores da atual gestão.

Na avaliação da coordenadora Lucena Pacheco, a atuação da Diretoria Executiva da Fenajufe foi exitosa. “Tivemos reajuste salarial de 19%, conseguimos o NS para os técnicos, a manutenção da GAE e VPNI e a não absorção dos quintos”, listou a coordenadora entre as conquistas do período.

Para a coordenadora Sandra Dias, além das conquistas citadas por Lucena, uma importante vitória foi colocar a Federação num outro cenário de representatividade. “Conseguimos mostrar a nossa força e sermos ouvidos”, ressaltou. Para ela, a mudança feita no último estatuto – que estabelece a paridade de gênero na composição da diretoria – foi um dos pontos importantes para a garantir a representatividade.

Na análise do coordenador Fabiano Santos, a luta precisa avançar para além do ambiente institucional. Segundo ele, é necessário que a mobilização seja feita nas bases. “Temos a tarefa de construir esse movimento”, apontou.

O coordenador Paulo José reforçou a atuação da Fenajufe com relação ao NS, apontando como uma conquista dessa diretoria, fruto de uma luta histórica. Ele também ressaltou o trabalho árduo realizado nos últimos três anos. “Essa gestão trabalhou muito, eu sei o quanto foi essa dedicação, seja por meio de audiência em tribunais, com ministros, na Câmara e no Senado”, disse.

“Com seis meses de gestão, conquistamos o nível superior para Técnicos”, em mais uma menção de destaque para o NS, desta vez durante a fala da coordenadora Soraia Garcia. A coordenadora ainda lembrou o fato de o Judiciário Federal ter sido a primeira categoria a ter reajuste salarial no período, além dos quatro reajustes acima da inflação para o auxílio-alimentação.

12º Congrejufe

Participam do Congresso as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Márcia Pissurno, Juscileide Rondon, Denise Carneiro, Paula Meniconi e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José da Silva, Leopoldo de Lima, Fábio Saboia, Paulo Koinski, Jailson Lage, Wallace Coelho, Manoel Gérson, Thiago Duarte, Fabrício Loguercio, Edson Borowski, Ribamar França, Luiz Cláudio Correa, Ivan Bagini, Leonardo de Andrade, além do coordenador licenciado Roberto Policarpo. Presença também do ex-diretor Charles Bruxel.

O maior evento da Federação conta, ainda, com a participação de representantes dos seguintes sindicatos: Sinsjutra/RO-AC, Sindjuf/PA-AP, Sindjus/AL, Sinjeam/AM, SitraAM-RR, Sindjufe/BA, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sintrajufe/MA, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sintrajurn/RN, Sisejufe/RJ, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajud/SP Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR, Sintrajusc/SC e Sintrajufe/RS; além de representantes das Comissões Pró-Fenajufe do Distrito Federal e da Paraíba.

Fenajufe