Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Webinário discute impacto da reforma Administrativa para servidores dos estados e municípios

O Movimento a Serviço do Brasil continua fomentando o debate sobre os impactos negativos da reforma Administrativa e da PEC Emergencial em todo o País. Nesta quinta-feira, 12, um webinário irá debater esse impacto ara os servidores dos estados e municípios. Pela Fenajufe, participa a coordenadora Lucena Pacheco Martins.

Dados da Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) em conjunto com a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e o Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), nos últimos 30 anos o país perdeu 100 mil servidores(as) públicos(as).

No mesmo período, a população cresceu de 164 milhões para 211 milhões de pessoas. Se há 30 anos cada servidor(a) atendia a 230 brasileiros, agora esse mesmo servidor(a) atende 345 pessoas. Um aumento de 50% na proporção, agravado por estuturas físicas precárias, processos obsoletos e baixíssimo investimento do governo em novas tecnologias, provocados seriamente pela emenda do teto dos gastos, a EC 95.

Esses dados confrontaram o grotesco estudo e os números divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre os custos com o funcionalismo público.

Enquanto a PEC Emergencial pode provocar paralisação de serviços como atendimento judicial e reduzir drasticamente processos sobre violência contra a mulher, a reforma administrativa é uma lambança do governo federal que promete fazer exatamente o que fez a reforma da Previdência: nada além de piorar a situação do cidadão em condições mais vulneradas.

Agende-se:

O quê?
Webinar sobre os impactos da EC Emergencial e Reforma Administrativa para os(as) servidores(as) dos estados e municípios

Quando?
Quinta-feira, 12 de novembro, a partir das 11 horas da manhã.

Onde?
No Zoom, em Movimento a Serviço do Brasil nas redes

O Movimento a Serviço do Brasil é formado por 26 entidades, presentes em todas as unidades da federação, e representam mais de 400 mil servidores de carreiras administrativas do Judiciário, Ministério Público e fiscais tributários estaduais e distritais. São elas Fenajufe, Fenajud, Fenafisco, Fenamp/Ansemp, Fenassojaf, Serjusmig, Sindifisco/MS, Sindissetima/CE, Sindjufe PA/AP, Sindjufe/MS, Sindjus/RS, Sindjustiça/GO, Sindsemp/MG, Sinjap/AP, Sinjus/MG, Sinjusto/TO, Sintaj/PB, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sitraam/AM, Sitraemg/MG, Aojustra, Associação dos Servidores do MPRJ e Assojaf/MG

Fenajufe