Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR pede urgência ao TRT11 em reajuste do auxílio-saúde e da margem consignável

Em dois ofícios enviados à presidência do TRT11, o SitraAM/RR pede urgência na implantação imediata de reajuste no auxílio-saúde e das novas margens consignáveis estabelecidas em lei. As solicitações foram feitas na terça-feira (9), após a publicação da medida provisória n. º 1132 e de um ato da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ambos deste mês.

Ao pedir a imediata atualização do reajuste e da margem consignável, o sindicato ressalta ao TRT11 a dificuldade financeira vivida por servidores do PJU, que estão sem reajuste há seis anos e mesmo assim enfrentam constantes aumentos no valor dos planos de saúde.

“Dessa forma, apelamos a Vossa Excelência, compreendendo a dificuldade que os servidores enfrentam para financiar suas dívidas, em especial por conta do congelamento salarial que corrói nossos salários juntamente com o processo inflacionário”, diz trecho de ambos os ofícios.

No caso do reajuste do auxílio-saúde, a mudança está prevista no ato da Presidência n.º 110/2022 do CSJT, publicado no último dia 8 de agosto. O documento trata da atualização do auxílio para servidores da Justiça do Trabalho da primeira e segunda instâncias, aumentando o valor do benefício para R$ 546 a partir de 1º de julho deste ano.

Já a alteração na margem consignável veio a partir da Medida Provisória 1.132, foi publicada no último dia 3 de agosto. Segundo a alteração, servidores públicos da União agora têm margem de 40%, sendo 5% para cartão de crédito. A medida já está válida.

“A nossa luta maior segue sendo pela reposição salarial, mas nesse cenário de crise econômica, qualquer reajuste que possa aliviar ao menos um pouco a situação financeira das servidoras e servidores já é algo positivo. Por isso, pedimos a imediata implantação dessas mudanças”, comenta o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa.