Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participa de reunião do Gabinete de Emergência sobre novas medidas de prevenção à Covid-19 no TRT 11

No intuito de representar os interesses dos servidores do TRT 11, o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Corrêa, participou, nesta segunda-feira (4), de mais uma reunião do Gabinete Permanente de Emergência contra a Covid-19.

O encontro virtual foi motivado pela nova onda de contaminações do novo coronavírus que vem ocorrendo nos estados do Amazonas e Roraima, e teve como objetivo discutir medidas de prevenção à doença nas dependências dos órgãos ligados ao Tribunal.

Além do representante sindical, estiveram na reunião online a presidente do Tribunal, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, responsável pela convocação da reunião extraordinária do Gabinete de Emergência; a coordenadora do grupo, desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, a corregedora regional, desembargadora Marcia Nunes da Silva Bessa; a juíza auxiliar da Corregedoria Edna Maria Fernandes Barbosa; e o juiz auxiliar da presidência, Mauro Augusto de Ponce Leão Braga.

Em sua fala, a presidente do TRT 11 destacou a preocupação com a saúde e a segurança de magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários do regional. “Estamos enfrentando uma situação muito crítica, com muitos servidores e familiares acometidos pela doença. Por isso, a preocupação principal é não expor o nosso corpo funcional a riscos, preservar a vida e garantir a segurança e a saúde de todos”, frisou.

Já o presidente do SitraAM/RR informou que, como representante dos trabalhadores, tem se esforçado para acompanhar a situação dos servidores adoecidos. Ele concordou com os demais participantes do encontro sobre a necessidade de tornar mais rigorosas as medidas de acesso aos prédios do TRT 11, sugerindo que haja interfone na entrada do portão da garagem para impedir o ingresso a ela.

Corrêa ressaltou o intenso trabalho de preparação do TRT, e parabenizou a administração pelo plano de retomada e pelas medidas adotadas de preparação do Tribunal. Emocionado, o sindicalista lamentou as inúmeras perdas de amigos do Tribunal para a doença e solidarizou-se com as dores sentidas por todos, com perdas diretas e indiretas.

“O sofrimento com essas perdas tem abalado muito o lado psicológico dos servidores, por isso a direção do TRT11 precisa também pensar em intensificar os cuidados com a saúde mental de seus colaboradores”.

De acordo com matéria publicada no site do TRT 11, entre as medidas debatidas durante a reunião está a edição de um ato conjunto da presidência e da corregedoria com novas determinações para a prevenção da disseminação da Covid-19 no Tribunal.

Um dos objetivos será restringir o acesso às unidades do TRT11 apenas aos servidores e colaboradores que exercem atividades essenciais ou que realmente precisam comparecer presencialmente, havendo um maior controle e fiscalização na entrada dos prédios. As demais atividades deverão ser realizadas em regime de home office.

Também foi destaque na reunião a contratação de um médico infectologista que deverá auxiliar o Tribunal na adoção das medidas de prevenção ao coronavírus e no plano de retomada gradual das atividades presenciais. Outra medida levantada foi o reforço na realização de campanhas de prevenção e conscientização.

Com informações da assessoria do TRT 11