Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR integra reunião da Frente Parlamentar do Serviço Público após reajuste de 5% anunciado pelo governo

sitraam-reuniao-frente-parlamentar

Após o reajuste de 5% anunciado pelo governo para as servidoras e servidores federais, o SitraAM/RR se reuniu com a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público para discutir o posicionamento do funcionalismo em relação à proposta. O encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira (18) e definiu que a campanha por reposição salarial deve continuar, mesmo após a proposta governamental.

“Debatemos sobre como esse reajuste pode ser concretizado no orçamento do governo, porque já foi aprovado no ano passado, então precisa haver alterações na Lei Orçamentária. Além disso, discutimos as estratégias do governo para minar o movimento de mobilização das categorias”, comentou o presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa.

Durante a reunião, foi levantada a hipótese de o governo federal apenas anunciar o reajuste para abafar as mobilizações das trabalhadoras e trabalhadores, que têm crescido nos últimos meses. Servidores do Banco Central, do INSS e de outros órgãos federais estão em plena luta pela recomposição de 19,99%, correspondente às perdas inflacionárias nos três anos de governo Bolsonaro.

“Pode ser que esse reajuste venha mais a frente e beneficie apenas a base eleitoral do presidente. Além do mais, os servidores tendem a não concordar com esse percentual de 5% porque há melhores estudos que mostram a possibilidade de uma recomposição maior dentro do que permite a legislação”, pontuou o sindicalista.

Ao final, a Frente Parlamentar considerou que a ordem é manter vigilância sobre as decisões federais e continuar com a campanha. Dessa forma, as servidoras e servidores que participam de atos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e dos Ministérios da Economia e Saúde deverão continuar com a mobilização.