Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR ingressa na Justiça contra reajuste do Unimed Fama

A direção do SitraAM/RR protocolou nesta quarta-feira (17), junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas, uma ação civil pública (processo 07371830720228040001) contra o reajuste de 24,73% aplicado pela operadora de saúde Unimed Fama ao plano que atende os conveniados do TRT11.

De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Correa, a entidade e os servidores a ele associados discordam categoricamente do percentual aplicado. Isso porque, embora no ano anterior tenha sido usado um reajuste no mesmo patamar, ele se referia a três anos que não havia correção por sinistralidade.

“O SitraAM/RR agora espera a manifestação do Tjam, mas está atento à decisão e vai tomar todas as medidas cabíveis para que se faça justiça”, comentou.

Ele destacou que em momento algum do processo de negociação com o TRT11 os servidores foram chamados para falar sobre o atendimento prestados pela operadora, que tem falhado não apenas em exames como também submetido os servidores usuários a recorrentes cancelamentos de consultas, além de ter se descredenciado de laboratórios e hospitais, diminuindo cada vez mais as opções de atendimentos.

“Isso encarece o plano, pois você acaba pagando por algo que, quando necessita, não tem como utilizar”.

O reajuste do Unimed Fama foi anunciado em junho. À época, o diretor-geral do TRT11, Ildefonso Rocha de Souza, enviou carta ao SitraAM/RR informando sobre várias tentativas de diminuir o percentual em negociações, porém, outras opções impostas pela operadora chegavam a um reajuste de até 35,13%. Ao final, o TRT11 optou por escolher a manutenção das parcelas retroativas com reajuste de 27,50% até agosto deste ano, e, posteriormente, reajuste de 24,73% a partir de setembro com efeitos retroativos desde maio de 2022.