Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR assina manifesto contra a PEC 32 e articula ajuda de deputados para barrar reforma

sitraam-reforma-administrativa

Com agenda de lutas presencial em Brasília (DF), dirigentes do SitraAM/RR vêm articulando junto a parlamentares e entidades sindicais para que a Reforma Administrativa seja barrada no Congresso Nacional. Se aprovada, a PEC 32 deve acabar com uma série de direitos dos servidores públicos, como a estabilidade. Participam do esforço o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Corrêa, a vice-presidente, Eusa Braga, outros diretores da entidade e companheiros do sindicato irmão Sinjeam, como Elongio Moreira e Euzébio.

Ambas as entidades assinaram o manifesto ‘Não à Reforma Administrativa”, que aponta a rejeição de entidades sindicais e de servidores de diversos órgãos à referida PEC, e estão trabalhando na entrega do material nos gabinetes de políticos ligados à região Norte e seus assessores.  

“Somos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) e do Ministério Público da União (MPU) no estado do Amazonas – Justiça do Trabalho da 11ª Região, Justiça Federal e Justiça Eleitoral, MPT, MPF – docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Amazonas e da Rede Pública de Ensino do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus, categorias que com cerca de 30 mil servidores em todo nosso e seus 64 municípios. Somente em Manaus/AM reunimos cerca de 10 mil servidores, e estamos aqui para dialogar com Vossa Excelência para que vote pela REJEIÇÃO da PEC 32/2020, proposta de Reforma Administrativa do governo Bolsonaro”, diz um trecho do documento que você confere na íntegra clicando neste link.

Articulação com parlamentares 

Um dos principais objetivos da presença do SitraAM/RR em Brasília é ter contato direto com deputados federais do Amazonas e de Roraima que precisarão votar na pauta da Reforma Administrativa. Através dessa articulação, o sindicato pôde apresentar as preocupações dos servidores e pedir apoio dos políticos. 

“Aproveitamos para entregar no gabinete dos deputados do Amazonas e de Roraima esse manifesto assinado por Sitraam, Sinjeam, Adua e Sinteam. O documento foi bem recebido pelos assessores e servidores dos gabinetes, que se declararam particularmente contrários à PEC, além de dizer estarem torcendo pela nossa luta.”, comenta Luiz Cláudio Correa, presidente do SitraAM/RR. 

Alguns parlamentares que receberam o SitraAM/RR e declaram apoio à luta dos servidores foram os deputados federais José Ricardo (PT-AM), Delegado Pablo (PSL-AM) e Joênia Wapichana (Rede Sustentabilidade-RR). Nesta quarta (22), o sindicato continuará a buscar mais parlamentares do Amazonas e Roraima para aumentar a base de defesa ao funcionalismo no Congresso. 

Veja como se manifestaram os parlamentares:

José Ricardo (PT-AM):

Delegado Pablo (PSL-AM):

Oposição contra a Reforma

Além da articulação que o SitraAM/RR está promovendo no Congresso, os partidos de esquerda também se uniram para fechar questão no caso da PEC 32. O movimento é mais um apoio que garante aos servidores esperança para barrar a reforma. Participaram o PT, PDT, PSB, Rede, Psol e PCdoB. 

“Este governo não tem condições políticas de propor uma mudança como essa. É um governo que no dia 7 de setembro tentou um golpe”, afirmou o deputado Rogério Correia (PT-MG). 

No Congresso, a luta segue nos próximos dias. O SitraAM/RR tem agenda com previsão de articulação com mais parlamentares, além de atos políticos que devem ocorrer na Câmara dos Deputados. Confira a programação:

22.09 : Ato simbólico S.O.S Serviço Público. Eixo monumental, próximo à Catedral Metropolitana (11 horas)

22.09 – Ato no Anexo II da Câmara (14 horas)

22.09 – Reunião Deliberativa Extraordinária virtual no Plenário 2  (15h30)

23.09 – Reunião Deliberativa Extraordinária virtual no Plenário 2 (às 9h)