Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Presidente do SitraAM/RR participa de ‘Ato em Defesa da Democracia’, pois sem esta não existe sindicato

O presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa, participou, na tarde desta segunda-feira (9), em Manaus, do ‘Ato em Defesa da Democracia’, promovido por movimentos sociais e de trabalhadores.

A ação, realizada no Largo São Sebastião, Centro histórico da cidade, atendeu à convocação nacional de movimentos sindicais e militantes do País, em resposta aos atos golpistas ocorridos no domingo (8) em Brasília (DF), onde os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por bolsonaristas radicais, que não aceitam a eleição do presidente Lula (PT).

De forma pacífica, mas com grande indignação, os manifestantes denunciaram as impunidades do governo passado, defenderam a democracia e reiteraram que não haveria um novo golpe no país. Embora Lula tenha vencido com 51,1% dos votos no Amazonas, Bolsonaro saiu vitorioso na capital.

“Nossa presença se deu não para defender um governo, mas a democracia, nosso maior bem, pois sem ela não há Constituição, não há leis e nem garantias e direitos. Tudo é suspenso em nome de um projeto totalitário”, comentou Correa. Ele destacou que “num contexto como esse, mesmo as entidades de defesa dos trabalhadores são fechadas e suspensas, restando apenas à barbárie no comando do País”.

Desde a proclamação do resultado do segundo turno das eleições, no fim de outubro de 2022, grupos de bolsonaristas se concentraram em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na zona Oeste de Manaus, pedindo intervenção das Forças Armadas, e somente nesta segunda-feira (9) foram retirados, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e da juíza federal Jaiza Fraxe.

Além de Manaus, outras capitais brasileiras também atenderam à convocação nacional e realizaram manifestações pacíficas em defesa da democracia.