Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Olimpíadas 2024: atletas do futsal têm apoio do SitraAM/RR para inscrições, uniformes e treinos

Sabendo da necessidade de promover a prática do esporte para uma boa qualidade de vida, o SitraAM/RR está apoiando diretamente atletas que irão participar da 21ª edição da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF). Os servidores que integrarão os times de futsal (confira os nomes ao final), por exemplo, terão suas inscrições pagas, receberão uniformes e um treinador custeado pelo sindicato. O evento acontecerá entre os dias 24 e 30 de agosto em Manaus, pela primeira vez.

Suplente na diretoria de Esportes do SitraAM/RR, Douglas Garavito participou de todas as edições da Olimpíada desde que passou a ter abrangência nacional, em 2005. Atleta de múltiplas modalidades, ele não esconde a paixão pelo futsal de salão e futebol de campo.

“Sempre gostei de esporte, fui muito dedicado, nunca fumei, nunca bebi, sempre fui envolvido com diversas modalidades. Vejo o esporte como um mundo que ainda pode ser a porta de entrada para resgatar muitas pessoas, para garantir a elas uma qualidade de vida”, defende ele.

No ano passado, o time do qual ele participava, o futsal de categoria livre, foi o grande campeão da Olimpíada. Douglas conta que foi a primeira vez, desde 2005, que o time amazonense levou o título, embora tenha chegado em finais ao menos 12 vezes nas últimas edições.

“Eu estava no banco, acompanhando e torcendo com muita expectativa. Nós comemoramos muito, porque foi a nossa primeira vitória. Sempre falei que perdíamos por um detalhe, muitas vezes por cansaço físico e mental. Agora é ir em busca de uma nova vitória”, comenta.

Ainda faltam cinco meses para a competição, mas os atletas já estão com os pés e a bola no salão. Os treinos estão acontecendo aos sábados, das 8h às 10h, na quadra poliesportiva do bairro São Francisco, na zona sul da capital amazonense.

“Por enquanto, estou treinando os atletas, tentando passar o que aprendi ao longo dos anos, seja como jogador de futsal e de futebol de campo, mas também como participante das olimpíadas. Porém, estamos em busca de um treinador para nos ajudar a treinar, dar essa força. O custeio fica por conta do SitraAM/RR, que está dando esse suporte”, diz Douglas.

Além do treino, o atleta destaca que o sindicato paga a inscrição de servidores interessados em concorrer a uma das modalidades e dá, sem custo, os uniformes para a competição. “Em muitas delegações de outros estados, pelo que já pesquisei, é o próprio atleta que paga sua inscrição, que não é barata, e os uniformes. Aqui o sindicato dá esse incentivo. Um destaque é que se você participa, por exemplo, de três modalidades, você vai receber três uniformes”, explica ele.

Manaus

Douglas diz que a animação é grande entre os atletas pelo fato de o evento ser realizado pela primeira vez em Manaus. Havia expectativa de que isso acontecesse em 2019, mas a pandemia fez adiar o sonho, inclusive nas edições seguintes, que também foram suspensas.

“A gente sempre teve esse sonho de trazer para cá e esse ano nós conseguimos. Queremos fazer uma olimpíada das ‘tops’”, brinca.

Parte dessa animação, no caso de Douglas, vem pelo fato de que ele foi um dos primeiros atletas do Amazonas a competir no evento. “Chegou aos meus ouvidos, em 2005, que a Olimpíada seria realizada em Belém. Ainda era só da Justiça do Trabalho. Reunimos um grupo e combinamos de ir, mas o então presidente do TRT, à época, proibiu. Fui até o gabinete dele com alguns colegas e o convencemos sobre a importância de participarmos da olimpíada, de estimular o esporte. Então, conseguimos participar naquele ano”, lembra.

Em 2005, o Amazonas levou uma delegação de 23 atletas que jogavam em diferentes modalidades. Mesmo no primeiro ano, já voltaram com medalha de bronze no futsal e prata no tênis de mesa. Com o passar dos anos, o grupo cresceu e hoje a delegação amazonense chega a 60 atletas, número que deve crescer ainda mais neste ano, com o evento sendo realizado em Manaus.

21ª Olimpíada

A primeira edição da ONJF aconteceu em 2002, em João Pessoa (PB). A competição se chamava Olimpíada do Nordeste da Justiça do Trabalho, e reunia apenas delegações dos estados nordestinos. O sucesso foi tão grande que o evento se tornou nacional e passou a se chamar Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (NJT).

Um novo marco aconteceu em 2023, após a 20ª edição. Devido à demanda e interesse de outras áreas, agora o evento se chama Olimpíada Nacional da Justiça Federal e engloba servidores da Justiça Eleitoral, Justiça Federal e do Ministério Público da União. Para participar, é preciso ser filiado ao sindicato estadual (de base) e da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra).

De acordo com a entidade nacional, a olimpíada inclui uma ampla variedade de modalidades esportivas, abrangendo esportes tradicionais como atletismo, basquete e tênis, até jogos de tabuleiro, como damas e dominó. Os participantes poderão competir em 21 esportes diferentes, atendendo a uma variedade de interesses e habilidades.

Confira os nomes já confirmados para os times do Amazonas no futsal:

Douglas Garavito
Luandrew Moura
Luiz Gonzaga
Ulgo Erodes
Caio George
Fabrício Medeiros
Domingos Fábio
Douglas Martins
Matheu Carvalho
Miller Félix
Luis Cláudio Santos
Osvaldo Henrique
Ricardo Fonseca
Eleutério Belicuar
Aldo José
Pedro Prestes
Otávio Carrara
Daniel Freire
Jaime Mendes
Anderson Viana
Gabriel Roleto
Davson Damasceno
André Assunção
Francisco Abraão Rodrigues
Gilmar Vasconcelos
Celso Dias
Ademar Marques
Luiz Ricardo Menezes
Aroldo Martins
Marivelton Rocha

Ascom/SitraAM-RR